Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Atenção Básica

UBS Jacarandás promove ações diferenciadas em 2018

Todos esses projetos da unidade buscam proporcionar aos pacientes prevenção e cuidados com a saúde de uma forma prazerosa

Saúde | 20 de Dezembro de 2018 as 08h 56min
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Sinop

Foto: Assessoria

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Jacarandás tem realizado um excelente trabalhado de apoio a munícipes que sofrem algum transtorno relacionado à saúde mental. Em julho deste ano os profissionais de saúde da unidade iniciaram a Terapia Comunitária Integrativa, que a partir de uma roda de conversa influenciam os participantes a falarem sobre as dificuldades encontradas na vida diária.

A terapia que carrega o lema “Quando a boca cala, os órgãos falam, quando a boca fala, os órgãos saram”, atendeu aproximadamente 90 pessoas durante os seis meses de projeto, que tem o prazo de um ano de duração e finaliza em julho de 2019. De acordo com a agente de saúde Silvia Regina Oliveira já existe evidência de melhora em pacientes que sofrem de depressão, ansiedade ou qualquer outro distúrbio emocional.

Durante o ano de 2018, a USB Jacarandás também implantou o grupo Vida Leve e o Hipercomunicardia que atenderam de forma diferenciada centenas de hipertensos e diabéticos da comunidade. As ações buscaram de forma inovadora aproximar profissionais e pacientes no intuito de alcançar melhores resultado em relação à prevenção de doenças crônicas.

Inclusive, o projeto Vida Leve, que contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ganhou o primeiro lugar na premiação da mostra de saúde Um Suspiro Pela Vida de 2018.

Outro projeto que ganhou destaque durante o ano na UBS, foi o grupo de gestantes Ninho de Cuidado, que atendeu mensalmente em torno de 15 futuras mamães por reunião. Silvia conta que o objetivo dos encontros é ajudar a mulher a lidar com as vivências e cuidar de si mesma durante a gravidez, além de prepara-las para o parto e a maternidade.

“Para recepcionar as participantes é feito uma decoração temática, com o intuito de melhorar o acolhimento, também promovemos dinâmica de quebra-gelo, e trabalhamos assuntos relacionado a gestação, parto, puerpério e maternidade, além de ofertarmos lanches e brindes e uma avaliação”, explica a agente de saúde.

Ela conta ainda, que os atendimentos as mamães continuam no pós parto, com reuniões mensais e consultas puerperais semanais, e que os recém-nascidos também são acompanhados na UBS ou em domicílio.

Todos esses projetos buscam proporcionar aos pacientes prevenção e cuidados com a saúde de uma forma prazerosa, como se realmente estivessem vivenciando um momento de lazer e descontração, regado de boa conversa, música, dança e brincadeiras.