Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Covid-19

Sinop recebeu 26 mil doses da vacina e aplicou 17 mil

Diferença de 34% engloba atrasos no lançamento dos dados e pacientes que aguardam a 2ª dose

Saúde | 28 de Abril de 2021 as 19h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

A 4ª cidade mais populosa de Mato Grosso é também o 4º município que mais recebeu doses da vacina contra Covid-19. Das 754.610 doses repassadas pelo governo do Estado aos 141 municípios até esta quarta-feira (28), 26.396 foram para Sinop. Apesar da proporcionalidade, Sinop não figura entre os municípios com maior percentual de doses aplicadas ou de população imunizada.

Segundo o ranking da vacinação em Mato Grosso, das 15.831 vacinas referentes a primeira dose, Sinop aplicou 12.054 – o que corresponde a 76%. Dos imunizantes para a 2ª dose, Sinop recebeu 10.565 e aplicou 5.279 – que equivale a 50%.

No geral, pouco mais de um terço (34%), das vacinas recebidas pelo município ainda não chegaram de fato ao cidadão. Mas isso não significa que tenham 9.063 doses sobrando no estoque.

Através da sua assessoria, a secretaria de Saúde informou que o número de vacinas contabilizadas como não aplicadas são, em sua maioria, da 2ª dose. A vacina de Oxford/Astrazenica, exige um intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose. Esse imunizante estava no primeiro lote enviado à cidade. Já a Coronavac, da segunda remesa, tem um intervalo de 28 dias.

Além do lapso temporal – que justifica os 50% de vacinas em estoque para segunda dose – a secretaria informou que tem enfrentado problemas no lançamento das informações para o sistema da secretaria estadual de saúde. Dessa forma, os dados apontados pelo painel divergem da realidade. Na prática, há mais vacinas aplicadas.

A secretaria frisou também que não há uma percepção de que a população estaria resistente a receber o imunizante. O município iniciou há uma semana (21 de abril), a imunização de pessoas com mais de 65 anos. De forma geral os idosos, profissionais da saúde e demais pessoas que se enquadram no grupo prioritário tem procurado os pontos de vacinação para receber a imunização.

Pelos dados do Ranking da Vacina, Sinop possui 3,62% da sua população já imunizada. Em Mato Grosso o município com melhor desempenho na cobertura vacinal é General Carneiro, com 20% da sua população vacinada.

No Estado a cobertura vacinal é de 4,4%.