Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

COVID-19

Sinop: 14 casos suspeitos de coronavírus; nenhum confirmado

Saúde | 24 de Março de 2020 as 09h 20min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

Até esta segunda-feira, 23 de março, Sinop registrou 14 casos suspeitos de coronavírus. Inicialmente, 15 tinham sido notificados, mas um deles já foi descartado após exames no Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), em Cuiabá. A cidade mantém a situação de nenhuma confirmação da doença até o momento. As informações constam em relatório técnico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

No início da noite desta segunda-feira (23), a prefeita Rosana Martinelli, o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, e o secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Astério Gomes, falaram sobre os números em entrevista coletiva concedida via internet.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, os casos suspeitos foram registrados tanto no sistema público quanto privado. “Já tivemos uma boa notícia da negativação de um dos casos. Agora, aguardamos os resultados dos exames encaminhados Lacen. Em situação normal, isso ocorreria em cerca de dez dias, mas com o aumento da demanda e ainda com o prazo da contraprova, quando necessária, que é feito em São Paulo, esse prazo se estende”, salientou.

O gestor falou, ainda, sobre a atuação da Prefeitura no sentido de manter a transparência com a população sinopense, informando a cada novidade relacionada ao coronavírus. “Felizmente, não temos casos confirmados, mas estamos muito atentos e trabalhando para registrar tudo que for possível para manter a população informada e com informações corretas, verdadeiras, sempre!”, salientou, garantindo, ainda, que os pacientes estão sendo acompanhados de perto, o tempo todo.

Em Mato Grosso, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o final do dia de hoje (23), seis casos foram confirmados e 210 suspeitos contabilizados. Os positivos estão em Cuiabá (05) e Várzea Grande (01).

 

Plano de ação

Desde o agravamento do cenário mundial acerca do coronavírus, a Prefeitura de Sinop vem instituindo medidas preventivas e com foco na preservação da vida. Um decreto publicado pela prefeita Rosana Martinelli instituiu o Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por secretarias municipais diversas e voltado à implementação de planos de trabalho e medidas de enfrentamento.

A prefeita voltou a frisar hoje, durante entrevista coletiva, a importância de a população agir com consciência e responsabilidade, aderindo às medidas instituídas, principalmente, a de isolamento social. “Tivemos de adotar medidas drásticas, mas necessárias, com o objetivo comum e único de proteger vidas. Não estamos escondendo nada da população, por isso estamos aqui. E fazemos um apelo a cada cidadão sinopense, em nome de todos os servidores das áreas essenciais, que estão trabalhando e se dedicando para garantir a segurança e saúde de todos nós, por favor, fiquem em casa”, ressaltou Rosana.

Os próximos dez dias, conforme previsão do Ministério da Saúde, serão de alto pico de contágio em todo o Brasil, por isso é extremamente importante respeitar o pedido de isolamento social, saindo de casa somente em caso de extrema urgência. “Sabemos que essas medidas impactam a vida de todos, mas se não mantermos distância social, se não evitarmos aglomerações, não poderemos evitar que o contágio também se alastre em Sinop. Vamos lutar para que nossa cidade fique protegida do vírus, não queremos a população afetada de maneira nenhuma. Esse é um momento importante para colaborarmos com a vida de todos”.

 

Grupo de trabalho

Compõem o Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli; o secretário  Municipal de Saúde, Kristian Barros; o secretário Municipal de Planejamento, Finanças e  Orçamento, Astério Gomes; a secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti; o secretário Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Hermann Friederich; a secretária Municipal de Administração, Marilene Savi; e o Procurador Geral Municipal, Ivan Schneider.

 

Economia

Medidas anunciadas até esta sexta-feira, 20 de março:

- Pagamentos da 1ª parcela ou cota única de IPTU e Taxa de Lixo prorrogados para 20 de junho de 2020. As demais parcelas serão programadas para os próximos 30 dias subsequentes. 

- Suspensão de licença pelos próximos 30 dias para eventos que registrem aglomeração de pessoas em local aberto e fechado.