Bom dia, Quarta Feira 21 de Abril de 2021

Saúde

Secretário de Saúde cobra dos gestores municipais a alimentação do sistema oficial de dados da vacinação em MT

Apesar dos reiterados pedidos do Governo quanto à alimentação dos dados oficiais, as informações ainda estão defasadas, o que coloca Mato Grosso entre os que menos vacinam no País

Reunião convocada' | 30 de Março de 2021 as 13h 45min
Fonte: SES-MT

Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Marco Antonio Norberto, convocaram uma reunião com os secretários municipais para tratar da alimentação do sistema oficial de vacinação do Ministério da Saúde. O encontro será virtual e deve acontecer às 15h desta terça-feira (30.03).

Conforme o secretário de Saúde, o alinhamento se faz necessário porque, apesar dos reiterados pedidos do Governo quanto à alimentação dos dados oficiais, as informações ainda estão defasadas, o que coloca Mato Grosso entre os que menos vacinam no País. 

“No momento, há um esforço conjunto para que haja a regular alimentação do sistema oficial. O Estado já alertou diversas vezes para a importância da alimentação do sistema. O atraso da oficialização desses dados impacta no desempenho da vacinação em Mato Grosso, o que é muito ruim. É preciso a colaboração dos gestores municipais neste sentido”, disse o secretário Gilberto Figueiredo.

O estado de Mato Grosso recebeu até o momento 447.960 doses de vacinas contra a Covid-19, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, e já distribuiu 445.995 doses às Regionais de Saúde – o que equivale a distribuição de 99% do quantitativo recebido. 

Contudo, na última segunda-feira (29.03), o sistema oficial apontava a retirada de apenas 373.291 doses por parte das gestões municipais e a aplicação de 220.794.