Bom dia, Sexta Feira 20 de Setembro de 2019

Saúde

Secretaria de Saúde e UFMT orientam sobre o uso racional de medicamentos

A ação ira contemplar todas as UBS's do município

Ação | 29 de Maio de 2019 as 07h 52min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primaria e Assistência Farmacêutica, juntamente com o consultório farmacêutico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), iniciaram na segunda-feira (27), na Unidade Básica de Saúde do Jardim Oliveiras, o primeiro ciclo de palestras sobre o uso racional de medicamentos. As orientações são ofertadas para os grupos de hipertensos e diabéticos, e busca atender todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do município até meados de novembro.

De acordo com a coordenadora do departamento de assistência farmacêutica, Emily Carolina Nunes Lopes, essa ação visa orientar, em especial, esse público porque eles [hipertensos e diabéticos] fazem o uso de medicamentos continuo, e, é importante que esses remédios sejam consumidos de forma consciente e correta. “Nosso objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicações por remédios. Então, com essa ação, conseguimos eliminar diversas dúvidas dos pacientes, e assim, transparecer a eles os reais riscos que a automedicação pode ofertar à saúde”, frisa a coordenadora.

Em casos de dúvidas sobre o uso de medicamentos, a população pode procurar a Farmácia Regional André Maggi, sempre das 7h às 11h e das 13h às 17h, que a equipe está à disposição para auxiliar no que for preciso. Anexo à unidade tem o consultório farmacêutico da UFMT com atendimento e acompanhamento de pacientes, em especial diabéticos e hipertensos, nas terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 7h às 11h.

COMENTARIOS