Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Reeducandos poderão fazer cursos à distância

Saúde | 15 de Janeiro de 2020 as 13h 49min
Fonte: Redação com assessoria

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), regulamentou a oferta de cursos em modalidade à distância (EAD), em unidades penitenciárias. Serão ofertados cursos de qualificação para inicial profissional, aperfeiçoamento técnico, extensão, graduação e pós-graduação e os reeducandos poderão cursar somente um por vez.

A Portaria nº 307 foi publicada no Diário Oficial, em 20 de dezembro. 

O Núcleo de Educação em Prisões (NEP) é o responsável por manter a relação de cursos ofertados em cada unidade penal, após análise de compatibilidade. Serão levados em conta os materiais utilizados, peculiaridades locais, espaço físico, recursos humanos e de segurança. A carga horária e prazo para finalização do curso também é um critério.

Para a superintendente de Política Penitenciária, Michelli Monteiro, a importância da normativa é a garantia de acesso a mais uma possibilidade de educação aos privados de liberdade. “É relevante para o processo de reintegração social. Além disso, a partir de agora, a oferta de cursos de na modalidade EAD - Educação à Distância, conta com regras para que as universidades possam se cadastrar e também, promove a credibilidade para a emissão dos atestados de remição”.

Nos cursos que demandarem aula presencial, estágios ou práticas fora da unidade penal, somente poderão ser realizados se as práticas estiverem previstas para ocorrer após a progressão do regime. 

A Instituição de Ensino interessada em oferecer cursos em modalidade EAD em estabelecimentos prisionais de Mato Grosso, deverá realizar o pedido de autorização para a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP). O NEP realizará a análise da documentação e indicará se a Instituição está apta a realizar a ofertar cursos nas unidades penais do Estado.