Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Prefeitura aumenta atenção nas UBS's para diminuir lotação da UPA em Sinop

A ação objetiva melhorar o atendimento a população e desafogar a UPA

Saúde | 07 de Maio de 2019 as 08h 35min
Fonte: Assessoria com redação

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem ampliando a Atenção Básica de Saúde, no intuito de melhorar o atendimento à população e desafogar o congestionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). De acordo com secretário municipal de saúde, Gerson Danzer, também é necessária a colaboração da comunidade para que as novas mudanças comecem a funcionar.

“Estamos melhorando a Atenção Básica de Saúde, aumentando equipes e UBS's e também fechando parcerias com instituições de ensino públicas e privadas para amplificar a qualidade dos atendimentos aos cidadãos. Agora, precisamos que a sociedade sinopense procure primeiro as Unidades Básicas de Saúde, deixando a UPA, apenas, para atendimentos de urgência e emergência”, frisa o secretário.

Somente em 2019, a prefeitura deu início à construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde, além, também, da UBS da Gleba Mercedes, que será entregue nos próximos dias. Com isso, o município contará com 27 unidades de saúde até o final do ano. O quadro de profissionais também vem aumentando: já iniciaram os trabalhos, no mês de março, 12 novos médicos residentes e, em abril, quatro médicos preceptores.

No total, contando com os médicos que já estavam empregados, são 40 médicos atuando nas UBS's de Sinop. Outros noves profissionais que realizaram o concurso público (001/2014), permanecendo no quadro de classificados do certame, foram convocados para, em breve, assumirem seus postos.

Com esse acréscimo de servidores, as UBS's Ibirapuera, Maria Vindilina II e Oliveiras receberam, em abril, o terceiro médico, ampliando a capacidade para aproximadamente três mil consultas por mês em cada uma dessas unidades. Conforme o alinhamento da Secretaria, em breve, outras UBS's também contarão com mais um médico.

Para contribuir, a partir deste mês, um médico pediatra estará atendo em algumas UBS's de forma não fixa, ou seja, em cada dia da semana o médico abrirá consulta em uma unidade diferente para que assim, em torno de 600 crianças, por mês, possam receber atendimento especializado na própria unidade, complementando as consultas já ofertas pelo clínico geral. O secretário lembra que o Centro de Especialidades Médicas (CEM) do município também tem disponível um médico pediatra, que atende por meio de agendamentos.

Outra ação é implantação de um reforço de profissionais, na unidade Menino Jesus, no período noturno, das 19h às 7h – horário que a UBS passa a atende com livre demanda, auxiliando a UPA.  As UBS's também contam com 43 enfermeiros, 69 técnicos de enfermagem, além dos outros profissionais que completam as 37 equipes estratégias de saúde da família. A Secretaria conta com a colaboração de estagiários de cursos universitários que atuam sob supervisão na saúde municipal.