Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Alerta

MT registra 122 novos casos de câncer de próstata

Rede municipal de Saúde atua no primeiro atendimento e encaminhamento ao tratamento pelo SUS

Saúde | 11 de Novembro de 2020 as 09h 53min
Fonte: Rose Velasco | SES-MT

Divulgação

Em 2019, 342 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em Mato Grosso. Entre os tipos de tumores malignos, o da próstata é que o mais mata homens, a frente dos tumores na boca, pulmão, estômago e pênis. Um a cada oito homens pode ter a doença durante sua vida.

Para alertar sobre a importância da saúde do homem e da prevenção ao câncer de próstata, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, participa da campanha Novembro Azul, que nesse ano enfatiza que "Homem de Atitude Cuida da Saúde" e que "Vergonha é não se cuidar.

Segundo a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos totais de câncer no Brasil, sendo que em homens, o câncer de próstata representa 29,2% do total de casos.

O câncer de próstata é mais frequente na terceira idade, já que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão a genética e o estilo de vida.

Em sua fase inicial o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Por essa razão, é importante ficar atento a sintomas como: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou de noite. Em estágios avançados, a doença pode provocar insuficiência renal, infecção generalizada e dor nos ossos. Outros sintomas de alerta são sangue na urina, sensação de cansaço e tontura, dores nas costas e na pélvis e irregularidade urinária.

A rede municipal de Saúde Pública é a referência para o atendimento e encaminhamento ao tratamento específico do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Novembro Azul

Para o Ministério da Saúde, a campanha do Novembro Azul é uma oportunidade de sensibilizar os homens e os profissionais de saúde quanto às ações do autocuidado e cuidado integral, sobretudo se forem considerados os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento.

De acordo com Alberto Yoshiara, servidor que integra a equipe de Saúde do Homem da SES, todas as ações de Saúde têm base na promoção, proteção e prevenção aos cuidados integrais em saúde, com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Essas iniciativas reforçam diretrizes e estratégias em eixos prioritários, como Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Doenças prevalentes na população masculina e Prevenção de Violências e Acidentes.

A área ainda preconiza o planejamento e a organização dos serviços da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de saúde federal, estadual e municipais, com ações e intervenções para todos os meses do ano e não somente no mês de novembro.