Diz estudo
Mortes por câncer entre homens podem aumentar 93% até 2050
Segundo o estudo, os óbitos entre homens idosos, com 65 anos ou mais, devem aumentar em 117% globalmente
Saúde | 16 de Agosto de 2024 as 08h 54min
Fonte: CNN Brasil

Casos de câncer e mortes entre homens devem aumentar drasticamente até 2050, segundo um estudo publicado na segunda-feira (12). Os maiores aumentos na incidência de casos e óbitos estão previstos para homens com 65 anos ou mais.
Para o estudo, publicado na revista Cancer, pesquisadores da Austrália analisaram casos e mortes de 30 tipos de câncer em 185 países e territórios em 2022 para fazer projeções para 2050.
O estudo projeta que o número total de casos de câncer entre homens aumentará de 10,3 milhões em 2022 para 19 milhões em 2050, um aumento de 84%. As mortes por câncer devem subir de 5,4 milhões em 2022 para 10,5 milhões em 2050, um crescimento de 93%. As mortes entre homens com 65 anos ou mais devem aumentar em 117%.
Espera-se também que países com menor renda e expectativa de vida apresentem maiores aumentos nas mortes por câncer entre homens. “Entre 2022 e 2050, na África e no Mediterrâneo Oriental, o número de casos incidentes e mortes deve aumentar 2,5 vezes. Em contraste, espera-se que a Europa experimente um aumento de cerca de metade disso”, escreveram os pesquisadores.
Os homens já são mais propensos do que as mulheres a morrer de câncer. Os homens têm maior probabilidade de fumar e consumir álcool, comportamentos que podem causar muitos tipos de câncer, e são mais propensos a serem expostos a carcinógenos no local de trabalho. Eles também têm menos chances de acessar programas de rastreamento.
Assim como em 2022, o câncer de pulmão deve continuar sendo a principal causa de câncer e de mortes por câncer em homens em 2050. Os cânceres com os maiores aumentos projetados em homens até 2050 são o mesotelioma para casos e o câncer de próstata para mortes.
Os pesquisadores afirmam que é necessário um acesso mais robusto à saúde e uma infraestrutura adequada — incluindo uma força de trabalho suficiente — para melhorar os resultados atuais relacionados ao câncer e se preparar para os aumentos esperados até 2050.
Expandir a cobertura universal de saúde em todo o mundo poderia fortalecer “as opções básicas de tratamento do câncer”, escreveram, observando que os países de baixa renda são desproporcionalmente afetados por maus resultados relacionados ao câncer e têm baixa cobertura universal de saúde.
No início deste ano, um relatório da American Cancer Society concluiu que o crescimento populacional e o envelhecimento são os principais fatores que influenciam a carga global de câncer, com a população mundial de cerca de 8 bilhões de pessoas em 2022 projetada para alcançar 9,7 bilhões até 2050.
Em relação ao número de casos de câncer ao redor do mundo, “acreditamos que esse número aumentará para 35 milhões até 2050, em grande parte devido ao aumento da população envelhecida”, disse anteriormente à CNN William Dahut, diretor científico da American Cancer Society.
Se mais pessoas também usarem tabaco e mais pessoas tiverem obesidade, junto com outros fatores de risco para o câncer, a sociedade afirmou que o número projetado de casos de câncer pode ser ainda maior — especialmente em países de baixa renda.
Notícias dos Poderes
Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30