Sinop
Laboratório monta Drive-Thru para testes rápidos de Covid-19
Coleta é agendada, feita dentro do carro e o resultado sai no mesmo dia
Saúde | 22 de Maio de 2020 as 17h 19min
Fonte: Jamerson Miléski

“Será que eu peguei o Coronavírus?” O Laboratório Oswaldo Cruz, em Sinop, montou um dispositivo para acabar com essa dúvida – de forma segura e rápida.
Um drive-thru foi montado no estacionamento da unidade do laboratório, ao lado do Hospital Santo Antônio. As pessoas que desejam fazer um teste para Covid-19 entram em contato com o laboratório por telefone, e agendam um horário. No dia e hora marcada, basta ir até o drive-thru e fazer a coleta.
Karina Magnani, sócia-proprietária do Laboratório Oswaldo Cruz, explica que a coleta é feita sem que o paciente saia do veículo. “Oferecemos esse serviço para dar mais comodidade e segurança para as pessoas, evitando a aglomeração e a exposição desnecessária de quem faz o exame e das demais pessoas que procuram o laboratório”, explicou.
Os profissionais do laboratório colhem o sangue que será submetido ao teste. Todos os equipamentos utilizados são descartáveis, incluindo os jalecos. O resultado do teste rápido para Covid-19 fica pronto no mesmo dia, geralmente em até duas horas.
O exame vai revelar se o paciente teve contato com coronavirus e desenvolveu anticorpos do vírus. Karina explica que o teste rápido para Covid-19 possui a mesma metodologia de um teste de gravidez, desses comprados em farmácia. “O teste rápido dá um diagnóstico preliminar e sugestivo, assim como um teste de gravidez de farmácia. Para o resultado preciso, é necessário fazer o PCR, para confirmar ou descartar”, ressalta Karina.
O PCR-RT (do inglês Polymerase Chain Reaction - em tempo real) é o exame que detecta o RNA do vírus. É um exame mais complexo, feito em grandes laboratórios de apoio. Em Mato Grosso o mais próximo é o Laboratório Central de Cuiabá. O Laboratório Oswaldo Cruz faz a coleta e a destinação do material para o PCR, mas Karina alerta que é obrigatório a apresentação de um pedido médico para o procedimento.
Já o teste rápido pode ser feito sem prescrição e o laboratório possui kits de testagem em estoque.
Nem tudo é Covid-19
Karina contou à redação do GC Notícias que em alguns casos, pacientes que fizeram testes rápidos para Covid-19 acabaram apresentando quadros de gripe H1N1 ou dengue. Os sintomas dessas doenças (e de outras infecções virais) podem ser parecidos. Por isso, a recomendação do laboratório é que os pacientes sempre procurem um médico para fazer a avaliação clínica e orientar na melhor condução do diagnóstico.
O Laboratório
Fundado em 2005, o Laboratório Oswaldo Cruz é uma empresa familiar, composta por 3 irmãos graduados nas áreas de farmácia e bioquímica. A empresa possui 7 unidades na cidade de Sinop.
Notícias dos Poderes
UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12