Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Saúde

Em MT, 61,9 mil meninos devem ser vacinados contra o vírus HPV

Até 2016, imunização no Brasil era oferecida somente para as meninas

Saúde | 06 de Janeiro de 2017 as 14h 13min
Fonte: G1 MT

Vacinação para meninos contra o HPV deve ter início em MT neste ano. | (Foto: Semuc/Divulgação)

Em Mato Grosso, 61,9 mil meninos deverão ser imunizados contra o HPV nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde neste ano. Os números são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta sexta-feira (6). No estado, estão aptos para serem vacinados 60 mil meninos na faixa etária de 12 a 13 anos e 1,8 mil jovens que vivem com HIV/Aids. Até 2016, esse tipo de vacina era dado apenas a meninas.

O vírus é transmitido por relação sexual e o objetivo da vacinação é proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças diretamente ligadas ao HPV. A ideia é que as crianças sejam imunizadas antes do início da vida sexual.

Os meninos que vão se vacinar contra o HPV têm que tomar duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para aqueles que vivem com HIV, é preciso apresentar prescrição médica e a faixa etária é mais ampla, 9 a 26 anos. São três doses no total, com intervalo de 2 e 6 meses para a segunda e a terceira dose, respectivamente.

Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país da América do Sul, e o sétimo do mundo, a oferecer a imunização para garotos em programas nacionais de vacinação.  A expectativa é imunizar em todo país mais de 3,6 milhões de meninos neste ano, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids.