Boa tarde, Quarta Feira 30 de Setembro de 2020

Saúde

De 929 motoristas testados, 146 tiveram contato com o Coronavírus

Ação da Rota do Oeste mostra taxa de 15% de contaminação entre motoristas

Na BR-163 | 10 de Setembro de 2020 as 15h 46min
Fonte: Redação com assessoria

Foto: Assessoria

No dia 24 de agosto a Rota do Oeste – concessionária responsável pela gestão da BR-163 entre Sinop e Itiquira – iniciou uma bateria de testes para Covid-19 entre motoristas profissionais e acompanhantes que trafegam pela rodovia. Até o dia 4 de setembro foram realizados 929 testes voluntários. Destes, 146 tiveram contato com o Coronavírus – o que representa 15% dos testados.

Em 31 pessoas o resultado foi positivo para o reagente IgM, indicando que estavam com a doença ainda na fase transmissiva. Outros 72 testes foram reagentes para IgM+IgG e 43 para IgG – fase inicial ou já superada da doença. Importante ressaltar que os testes rápidos utilizados não têm poder de diagnóstico oficial e todos os que indicaram sinais da doença foram encaminhados ao sistema regular de saúde.

Os pacientes com reagente positivo para IgM foram orientados ainda no local para buscarem atendimento médico especializado para cuidar da saúde de forma satisfatória.

Para o gerente de Relações Institucionais da Rota do Oeste, Roberto Madureira, o resultado final dos testes demonstra que ainda há motoristas que ignoram os sintomas da doença e, por vezes, até mesmos seus perigos. “A maioria dos motoristas toma os principais cuidados, mas ainda vemos aqueles não dão a devida atenção, seja por compromissos profissionais ou por descrença na gravidade da doença. Nosso papel foi justamente trazer informação a eles e encaminhar os casos suspeitos ao sistema de saúde, contribuindo para a saúde dos próprios e das pessoas que convivem com eles”.

A oferta de testes gratuitos ocorreu no Posto Ciriema, localizado às margens da BR-163, em Lucas do Rio Verde.