Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Epicentro

Centro-Oeste tem o maior pico de mortes por Covid-19

Em junho, crescimento do número de mortes chegou a 191%

Saúde | 02 de Julho de 2020 as 11h 34min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

O Centro-Oeste, no mês de julho, foi a região do Brasil com maior aumento na disseminação do Coronavírus. Os 3 estados e o Distrito Federal, que compõem o Centro-Oeste, tiveram um crescimento nos casos maior que a média nacional.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde.

O número de mortes pela Covid-19 teve alta de 54,5% no Brasil entre 8 e 28 de junho. No Centro-Oeste, o crescimento foi de 191% nesse mesmo período.

Aumentou também a participação do Centro-Oeste no total de casos e mortes do Brasil: em 8 de junho, o Centro-Oeste representava 1,9% das mortes do país e, em 28 de junho, passou para 3%. Em relação aos casos, foi de 3% para 7%. A região abriga 7,8% da população brasileira, pouco mais de 16 milhões de habitantes.

No Distrito Federal, em Goiás e no Mato Grosso, as taxas de ocupação dos leitos de UTI são preocupantes – chegam a 92,9% no MT. Mesmo o Mato Grosso do Sul, que se encontra na situação mais favorável quanto aos leitos, viu seu índice saltar de 7% no início de junho para 39% nesta quarta-feira (1º).

O cenário, no entanto, não levou ao aumento de restrições em todos os quatro estados. No Mato Grosso, a Justiça Federal determinou que prefeitos de 21 municípios adotassem o sistema "lockdown" (fechamento total) para combater a piora da pandemia.

 

Estado mortal

Em relação às mortes, o estado que registrou crescimento mais acelerado foi o Mato Grosso: enquanto os óbitos confirmados aumentaram 54,5% em todo o Brasil em 20 dias, o aumento no estado foi de 341% no mesmo período. Em números absolutos, MT passou de 124 no dia 8 de junho para 545 mortes no dia 28 do mesmo mês.

As cidades que registram a maior quantidade de mortes são Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, no Oeste do estado.

Sinop, onde a taxa de lotação de UTI está oscilando entre 80% e 100%, e seus vizinhos Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, são considerados pontos críticos.