Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Preocupante

Casas fechadas afetam combate à dengue em Sinop

A falta de cobertura de todos os domicílios de Sinop compromete o trabalho dos agentes de saúde no combate à doença

Saúde | 15 de Janeiro de 2020 as 09h 04min
Fonte: Geovanna Klaus

Foto: Divulgação

Sinop vem desenvolvendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Mais de 500 imóveis foram vistoriados pela equipe de Agentes Comunitários de Saúde nesta segunda-feira (13)

As iniciativas visam mobilizar e conscientizar a população sobre o que pode ser feito para evitar a evolução da doença. Entre algumas das orientações estão: a limpeza dos quintais e armazenamento certo de materiais como garrafas, pneus e plantas.

O mutirão começou pelo bairro Jardim Violetas. Ele foi apontado com a maior infestação do mosquito. Nessa primeira fase foram realizadas visitas domiciliares de orientação com termo de vistoria e ciência dos moradores e, caso necessário, o morador também será notificado.

Segundo um boletim informativo da secretaria, apenas 1 residência foi notificada, em 21 imóveis foram encontrados e eliminados foco de mosquito, em 9 foram realizados tratamento com larvicidas e 228 imóveis estavam fechados. Além disso, caçambas foram distribuídas pelo bairro, para que a população faça o descarte de material/resíduo acumulativo de água (exceto material de construção, massa verde).

O número de imóveis fechados é alto, por isso, a Prefeitura de Sinop pede para que a população colabore e se possível deixem alguém responsável para abrir as residências para a equipe do mutirão.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a força tarefa passará por toda a cidade, priorizando os bairros com altos índices do vetor.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.

 

LEIA MAIS: 

Sinop é a cidade do estado com mais registros de dengue

Criança morre de dengue hemorrágica em Sinop