Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Investigação

49 casos de reinfecção por Covid-19 são investigados em Mato Grosso

Para confirmar a recontaminação é preciso provar que o código genético do primeiro vírus seja diferente do segundo

Saúde | 22 de Abril de 2021 as 08h 50min
Fonte: Informações G1 MT

Foto: Ector Gervasoni

Em Mato Grosso, há 49 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 sendo investigados com base nos exames realizados na rede pública pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nenhum caso no estado foi confirmado até o momento.

Até o mês passado, eram 35 casos suspeitos.

As investigações desses casos ainda não foram concluídas, segundo a SES.

A reinfecção ocorre quando a pessoa se recupera da Covid-19 e tempos depois adoece novamente.

Para confirmar a recontaminação é preciso provar que o código genético do primeiro vírus seja diferente do segundo. Esse código genético é como se fosse uma impressão digital do vírus.

Entre os critérios usados para detectar esse caso raro, o indivíduo deve ter dois resultados detectáveis de RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

Neste mês, a mãe do ex-governador Dante de Oliveira, Maria Benedita Martins de Oliveira, de 99 anos, foi infectada pela segunda vez e venceu a Covid-19, a 20 dias de completar 100 anos de idade.

Em janeiro, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) ficou seis dias internado em um hospital particular de Cuiabá em tratamento contra a Covid-19 pela segunda vez. Valmir testou positivo para a doença, pela primeira vez, em julho do ano passado.

No início de fevereiro deste ano, o governo confirmou que a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi testada positivo para Covid-19 pela segunda vez.

No mesmo mês, o deputado estadual Paulo Araújo (PP) foi reinfectado pela Covid-19, conforme exame realizado. O parlamentar explica que em maio do ano passado foi diagnosticado pela primeira vez com a doença.

Em março, a jornalista Elisângela Neponuceno, de 47 anos, morreu após ser infectada pela Covid-19. Ela estava internada na UTI do Hospital de Referência da Covid-19, em Cuiabá.

Variante brasileira causa reinfecção

A variante brasileira do coronavírus, que provavelmente emergiu em Manaus no fim de 2020, pode driblar o sistema imune de indivíduos já infectados pela Covid-19 e causar uma nova infecção, de acordo com uma nova pesquisa divulgada em março.

Além disso, pode ser até 2,2 vezes mais transmissível do que as outras variantes do vírus.

Primeiro caso

O primeiro caso de reinfecção confirmado pelo Ministério da Saúde no Brasil foi no dia 9 de dezembro. A paciente era uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba.