Bom dia, Quinta Feira 19 de Setembro de 2019

Saúde

Índice de infestação do Aedes aegypti diminui em Sinop

Os números passaram de 4,2% para 0,5% em quatro meses de trabalho

Saúde | 18 de Junho de 2019 as 08h 52min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Centro de Endemias realizou, entre os dias 03 a 07 de junho, o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) em diversos pontos da cidade. Ao todo foram inspecionados 1929 imóveis e, capturados 11 amostras positivas do mosquito, obtendo assim um índice de infestação de 0,5 décimo de percentual.

No primeiro levantamento realizado em fevereiro, o índice estava em 4,2% e, diante disso o Setor realizou um grande mutirão de limpeza no recolhimento de potenciais criadouros e foram recolhidas 120 caçambas de materiais inservíveis. Para a ação foram contratados mais 30 servidores.

Outra atividade desenvolvida foi a Ação Conjunta na área central da cidade em parceria com CDL, Tiro de Guerra, ACES e Bombeiros Militar, além dos trabalhos contínuos em pontos estratégicos, bloqueios químicos mediante notificações, atendimentos de denúncias, inspeção em bocas de lobos e também educação educativas em todas as escolas, municipais, estaduais, particulares e empresas.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Cesário Rocha, todas essas medidas contribuíram para a redução do mosquito, porém é necessário que a população fique sempre alerta quanto ao risco das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. “A comunidade deve ficar atenta, porque em Sinop, 90% dos pontos com foco de criadouros do mosquito da dengue situam-se em quintais de residências”, alerta o coordenador.

A maioria das larvas é encontrada em objetos simples e que, quando despercebidos, tornam-se propícios à vida do inseto: copos de plásticos, restos de plásticos, lixos que, diariamente, seriam descartados.

COMENTARIOS