Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Últimos dias

Vacinação de febre aftosa termina 31 de maio em Mato Grosso

Prazo para comunicar a imunização dos rebanhos bovino e bubalino vai até 10 de junho

Rural | 27 de Maio de 2016 as 10h 05min
Fonte: Dayanne Santana - Sedec-MT

| Foto: Chico Valdiner - GCom-MT

A campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso termina na próxima terça-feira (31.05). A previsão é imunizar 12 milhões de cabeças de gado bovino e bubalino do estado. Nesta etapa é obrigatória a vacinação de todo o rebanho com até 24 meses de idade.

A comunicação da imunização dos animais deve ser feita até o dia 10 de junho, nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Para efetuar a comunicação, o produtor precisa apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da compra da vacina. Até esta terça-feira, 42% das propriedades já haviam comunicado a vacinação ao instituto.

A multa para quem deixar de imunizar o rebanho dentro do período da campanha é de 2,25 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

 

Brucelose

A primeira etapa da campanha contra brucelose segue até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez nas fêmeas com idade de 3 a 8 meses. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: V6. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.