Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Milho safrinha

Rally da Safra volta a campo para avaliar as condições das lavouras de milho

Com expectativa de recorde na produção, técnicos irão ao Médio Norte do Mato Grosso verificar o desenvolvimento das áreas plantadas; evento gratuito acontecerá em Sorriso

Rural | 06 de Maio de 2019 as 08h 09min
Fonte: Angela Gusikuda - Assessoria Rally da Safra

Angela Gusikuda - Assessoria Rally da Safra

O Rally da Safra, principal expedição técnica privada sobre a safra de grãos no Brasil, volta a campo a partir de hoje, dia 6 de maio. Agora, os técnicos avaliarão as condições das lavouras do milho segunda safra na região do Médio Norte do Mato Grosso. A expedição, organizada pela Agroconsult, visitará propriedades das regiões de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Sapezal, entre outros, finalizando essa etapa em Cuiabá, no dia 10 de maio. No dia 8 de maio, os técnicos realizam evento gratuito para produtores na Coacen, às 18h (veja endereço abaixo).

A estimativa de produção é de 72,3 milhões de toneladas, um recorde para a segunda safra. O volume é 32% acima da temporada passada, quando houve quebra no Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul. Somadas 26,2 milhões de toneladas da primeira safra, a produção brasileira de milho deverá chegar a 98,5 milhões de toneladas, ante 81 milhões de toneladas no período anterior. A estimativa de área plantada é de 12,3 milhões hectares, um crescimento de 7% sobre o ciclo 17/18.

Segundo André Debastiani, coordenador do Rally da Safra e sócio analista da Agroconsult, o plantio do milho safrinha foi o mais antecipado dos últimos anos. Nos principais estados produtores – MT, GO, MS e PR – praticamente todas as lavouras foram semeadas até o fim de fevereiro, num calendário considerado ideal ou de baixo risco climático.

 “O excelente calendário sustenta boas expectativas para a safrinha. Nas principais regiões produtoras as lavouras estão em excelentes condições”, afirma Debastiani. Até o momento, o clima mostrou-se muito favorável na maior parte das principais regiões produtoras. A chuva foi um pouco mais irregular em algumas áreas do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul em abril.

No evento em Sorriso, o produtor terá informações sobre o mercado de grãos e as perspectivas para 2019. “Será um momento de debate, construção de conhecimento e de retribuirmos aos produtores todos os dados coletados em campo, além de uma oportunidade de reuni-los para troca de informações e interação com os técnicos das empresas patrocinadoras”, explica Debastiani.

 

Equipes

Nesta 16ª edição do Rally serão 12 equipes em campo, das quais nove avaliaram as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontece nos 14 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Rondônia e Pará.

Além das avaliações em campo, a expedição somará dez eventos regionais e encontros com produtores para debater as condições da safra brasileira. A expedição estima percorrer mais de 100 mil quilômetros neste ano.

Nesta edição, além da equipe 10, outras duas equipes avaliarão o milho segunda safra até 6 de junho em Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2019 chega à 16ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Corteva Agriscience, OCP, VLI, Amarok / Volkswagen,  com apoio da FIESP, Fundação Agrisus e WebMotors.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra.

DATA

 CIDADE

UF

OBSERVAÇÃO

06/mai seg

Sinop

MT

Concentração da Equipe

07/mai ter

Sorriso

MT

Pernoite

08/mai qua

Sorriso

MT

Pernoite

09/mai qui

Lucas do Rio Verde

MT

Pernoite

10/mai sex

Cuiabá

MT

Final da Etapa