Crise no campo
Número de recuperações no agronegócio sobe 529% em MT
Rural | 01 de Novembro de 2024 as 14h 32min
Fonte: MidiaJur

O número de produtores rurais que atuam como pessoa física que ingressaram com pedidos de recuperação judicial no segundo trimestre deste ano aumentou 529% em relação ao mesmo período de 2023. O levantamento foi feito pela Serasa Experian e divulgado nesta semana. Mato Grosso lidera as estatísticas de pedidos. Das 214 solicitações apresentadas a Justiça, os produtores do estado foram responsáveis por 57.
Na avaliação do advogado Marco Aurélio Mestre Medeiros, especializado em recuperações judiciais, os números elevados refletem os problemas vivenciados pelo setor. “O agronegócio brasileiro passa por problemas estruturais sérios que, somados aos fenômenos climáticos e à situação do mercado internacional, fez com que muitos produtores passassem por sérias dificuldades”.
Entre os fatores que juntos fazem com que o setor enfrente uma grave crise, Medeiros elenca as altas taxas de juros, o baixo preço das commodities e o aumento nos custos de produção.
O advogado destaca que, neste sentido, é natural que os produtores de Mato Grosso liderem a lista, uma vez que o estado é o maior do Brasil em produção agrícola. “Não se trata de um problema localizado em uma região. O ranking dos estados, que coloca Goiás na segunda colocação e Minas Gerais e Mato Grosso do Sul em seguida, deixa claro que a crise afeta o setor como um todo. O que diz se a crise ocorre em maior ou menor intensidade é a situação anterior deste produtor”.
Neste sentido, a recuperação judicial, explica Medeiros, tem sido uma saída muito importante para os produtores rurais. “Se feita de forma correta, ela dá fôlego para que eles consigam renegociar suas dívidas sem a necessidade de abrirem mão do patrimônio construído o que, em muitos dos casos, é o que garante a continuidade da atividade, a geração de empregos e o papel econômico social que os produtores possuem”.
Medeiros acredita que o número de pedidos de recuperação judicial de produtores rurais pessoa física seguirá em alta, uma vez que políticas públicas de socorro ao setor não foram ainda aprovadas e implementadas. “Então, aos produtores, não resta outra alternativa que não seja a recuperação judicial. Produtores que estão com processos como este em andamento estão conseguindo se reerguer, o que é bom para toda uma cadeia de comércio e serviços, para quem trabalha no campo e para a sociedade”.
Os dados divulgados pela Serasa mostram que nos seis primeiros meses deste ano foram protocolados 320 pedidos de recuperação judicial, mais que o dobro do que foi verificado em todo o ano de 2023, que teve 127 ações.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
MT tem capacidade de armazenar só metade da safra
Entre um dos motivos estão as elevadas taxas de juros
31 de Outubro de 2025 as 13h59Inpasa investirá R$ 2,4 bilhões em usina de etanol de milho
Indústria em Rio Verde (GO) terá capacidade de fabricar 1 bilhão de litros por ano
31 de Outubro de 2025 as 09h39Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro
A comunicação de quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online
29 de Outubro de 2025 as 13h00Produtores rurais de MT recebem reconhecimento nacional por boas práticas agrícolas
Com mais de 50 propriedades certificadas, o projeto “Gente que Produz e Preserva” reforça o protagonismo brasileiro na agricultura de baixo carbono
29 de Outubro de 2025 as 10h40Com maior rebanho de gado, Mato Grosso sedia Congresso Mundial da Carne pela 1ª vez no Brasil
Um dos principais temas é a agenda da crise de segurança alimentar e, também, das mudanças climáticas
29 de Outubro de 2025 as 10h23Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares em 40 anos
Metade do desmatamento atinge florestas maduras do bioma
29 de Outubro de 2025 as 08h15Índice do agro acumula queda de 8,7% no ano na B3; veja ações com maiores perdas
Levantamento aponta que o desempenho fraco do IAGRO está relacionado à grande diferença entre os resultados das ações que compõem o índice
29 de Outubro de 2025 as 09h13Custo pode inviabilizar linha de Sinop ao Arco Norte
Consultoria avalia que ferrovia exigiria R$ 36 bi, quase tudo bancado pelo governo
24 de Outubro de 2025 as 09h15