Projeção
MT deve converter mais de 15 mi de hectares de pastagens em áreas agrícolas até 2034
Mesmo com a conversão, a pecuária bovina não deixará de crescer, alcançando 1,90 milhão de toneladas nos próximos 10 anos
Rural | 10 de Outubro de 2024 as 12h 18min
Fonte: PNB Online

Projeções do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que, até 2034, cerca de 15,62 milhões de hectares de pastagens plantadas em Mato Grosso estarão aptos para conversão em áreas de agricultura. A transição vai impulsionar ainda mais a produção agrícola do estado, que já lidera as principais culturas no Brasil.
Mesmo com a conversão, a pecuária bovina não deixará de crescer. A projeção é que a produção de carne bovina cresça, alcançando 1,90 milhão de toneladas em 2034. O aumento é atribuído pelo Imea ao investimento em tecnologias e melhorias genéticas, que continuarão potencializando tanto a agricultura quanto a pecuária em Mato Grosso.
As previsões fazem parte do Outlook 2034 do Imea, divulgado nesta quarta-feira (09.10). O estudo traça um panorama do que se espera para a produção agropecuária de Mato Grosso nos próximos 10 anos. A estimativa é que, em 2034, o estado produza 148,94 milhões de toneladas de grãos e pluma de algodão, além de 2,80 milhões de toneladas de carne, somando as proteínas bovinas, suínas e de aves.
(Fonte: Imea)
O estudo aponta uma expansão considerável na produção de soja, milho e algodão em Mato Grosso. Entre as safras de 2023/24 e 2033/34, a área dedicada ao cultivo de algodão deve crescer 40,62%, a de milho 60,20% e a de soja 33,18%. Para a soja, por exemplo, o estado deverá contar com 16,62 milhões de hectares até 2034, representando um crescimento de 33,18% em relação à safra atual.
Haverá, no entanto, uma desaceleração na a taxa de crescimento anual para essa em relação à última década. Entre 2013 e 2023 o crescimento foi de 3,99% ao ano, mas deve cair para 2,91%. A queda no ritmo é atribuída à saturação de áreas disponíveis para expansão.
O milho, por sua vez, deverá ocupar 10,90 milhões de hectares até 2034, um aumento de 60,20% em relação à safra de 2023/24. De acordo com o Imea, o crescimento está fortemente relacionado à maior demanda por milho tanto no mercado interno quanto externo, impulsionada pelas indústrias de etanol e pela exportação.
O instituto explica que a conversão de pastagens para áreas agrícolas é parte de um movimento maior de modernização da agropecuária no estado, que busca equilibrar a produção de grãos com a de carne, sem comprometer a liderança de Mato Grosso na produção bovina. De acordo com as projeções do Imea, o estado deverá abater 6,41 milhões de cabeças de gado em 2034, mantendo-se como o maior produtor de carne bovina do Brasil, com uma taxa de crescimento anual de 0,72% até lá.
Desafios à expansão
Apesar das expectativas de crescimento, o Outlook 2034 também alerta para os desafios que a agropecuária mato-grossense enfrentará nos próximos anos. Fatores como tensões geopolíticas, mudanças nas dinâmicas comerciais, eventos climáticos extremos e taxas de juros elevadas são apontados como possíveis riscos ao ritmo de expansão previsto.
O desenvolvimento do Outlook 2034 contou com a colaboração da Faculdade de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Instituições como o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (IAGRO) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) também participaram do estudo.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Preço da soja em Mato Grosso sobe mais de 5% e impulsiona comercialização
O preço médio das negociações para a safra futura foi de R$ 109,22 por saca
18 de Agosto de 2025 as 12h45Rebanho bovino de MT conta com 32,1 milhões de cabeças
Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara são os municípios com o maior número de cabeças de boi
18 de Agosto de 2025 as 08h30Mato Grosso exporta US$ 47,8 milhões em miúdos bovinos e conquista novos mercados
15 de Agosto de 2025 as 13h24Mato Grosso mantém liderança e bate recordes na produção nacional de grãos
14 de Agosto de 2025 as 14h26Problemas logísticos do agronegócio tendem a se agravar, afirmam especialistas
Industrialização pode ajudar a agregar valor à produção e reduzir o tráfego de grãos
14 de Agosto de 2025 as 08h30Mapa trabalhará para reconhecimento de equivalência do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica
Objetivo é intensificar a reciprocidade com países do Mercosul
13 de Agosto de 2025 as 09h57Mercado de defensivos para soja recua na safra 2024/25, apesar de área tratada recorde
A retração foi influenciada principalmente pela desvalorização do real frente ao dólar e pela queda dos preços dos produtos
12 de Agosto de 2025 as 08h30COP30: agro quer se posicionar como parte da solução, diz associação
Entidade do agronegócio divulgou texto sobre o assunto nesta segunda
12 de Agosto de 2025 as 08h01