Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Plano ABC

Inscrições para capacitação em Nova Xavantina seguem até a próxima segunda-feira (15)

Público-alvo da capacitação são projetistas e técnicos

Rural | 11 de Fevereiro de 2016 as 16h 05min
Fonte: Maíza Prioli - Sedec-MT

Segue até a próxima segunda-feira (15.02) as inscrições para a capacitação do Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) que será realizada em Nova Xavantina nos dias 16 e 17 de fevereiro. A capacitação faz parte da rodada que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros realizam na região Leste de Mato Grosso nesta semana sobre o tema. A participação é gratuita e o interessado deverá fazer sua inscrição até o dia 15 de fevereiro pelo site www.aprosoja.com.br. Mais informações pelo (65) 3644-4215. O público-alvo são projetistas e técnicos.

Nesta quinta-feira (11.02), Barra do Garças recebe o workshop sobre o Plano ABC. Já na sexta-feira (12.02), serão realizados workshops em Água Boa e Confresa. Não é necessário se inscrever para os workshops, que funcionam como um chamamento para que os produtores rurais, projetistas e técnicos fiquem instigados sobre como funciona o programa.

Serão abordados os seguintes temas: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Criado em 2010 com o objetivo de incentivar a adoção de ações na agropecuária que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), o Plano ABC disponibiliza linhas de crédito específicas para o produtor rural investir em práticas de produção mais sustentáveis. Porém um dos maiores entraves do produtor para conseguir os recursos é a elaboração do projeto técnico.

 

Capacitação

A capacitação é realizada em dois dias, incluindo uma visita técnica a uma propriedade para a análise in loco de atividades que podem ser financiadas pelo Plano ABC. As orientações são repassadas por técnicos da Embrapa e Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa).

Segundo o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, a capacitação vai orientar os técnicos sobre o correto procedimento para montar projetos que possam ser inseridos no Plano ABC. “Serão repassadas informações sobre como funcionam as tecnologias, todo o passo a passo para acessar os recursos e como montar o projeto”.

A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat,Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.

Região Leste

Workshop:

- Barra do Garças: 11/02 às 19h30 – Faculdade Cathedral (auditório 2)

Temas: Recuperação e manejo de pastagens e plantio direto.

- Água Boa: 12/02 às 8h – Sindicato Rural

Temas: ILPF, recuperação e manejo de pastagens e plantio direto.

- Confresa: 12/02 às 19h30 – Tatersal de Leilões (Parque de Exposições)

Temas: ILPF, recuperação e manejo de pastagens e plantio direto.

Capacitação:

- Nova Xavantina: 16 e 17/02 - Período Integral – Sindicato Rural/ Fazenda Brasil