Impacto no bolso
Imposto sobre transporte de grãos pode levar produtores à bitributação
Taxação já havia sido derrubada a pedido de produtores do Maranhão, mas foi recriada pelo estado e deve começar a valer no final de fevereiro de 2025
Rural | 04 de Dezembro de 2024 as 06h 56min
Fonte: Isso é Notícia

O Maranhão aprovou a Lei 12.428/2024, que recria uma alíquota de tributação que incide sobre a produção, o transporte e armazenamento de soja, milho, milheto e sorgo.
Trata-se da Contribuição Especial de Grãos (CEG), que incide taxa de 1,8% sobre o valor da tonelada dessas commodities e passará a valer a partir do final de fevereiro de 2025.
Entretanto, a questão remonta ao ano de 2013, quando o estado criou a Taxa de Fiscalização de Transporte de Grãos (TFTG), que taxou em 1% qualquer transporte de soja, milho, milheto e sorgo.
Contra essa taxa, os produtores rurais recorrem ao Poder Judiciário, que em junho deste ano revogou o decreto da TFTG.
A juíza Alexandra Ferraz Lopez, da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, decidiu que o fato de a taxa e o ICMS terem o mesmo fato gerador e incidirem sobre a mesma base de cálculo configura bis in idem tributário (cobrança de tributo sobre objeto já tributado), uma vez que o estado estaria tributando duas vezes o mesmo fato, o que viola o artigo 145, parágrafo 2º, da Constituição Federal.
Produtor havia entrado com ação
A ação foi ajuizada por um produtor que cultiva soja e milho no município de Balsas, sul maranhense. A sua produção é transportada por via terrestre e já estava sujeita à tributação, incluindo o ICMS.
A decisão da primeira instância foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Além disso, o tema é objeto de discussão no Supremo Tribunal Federal.
Nova cobrança
O advogado tributarista Leandro Genaro, sócio do Santos Neto Advogados, que trabalha com produtores rurais e trendings, ressalta que para justificar a nova cobrança, o estado do Maranhão usou como argumento a autorização prevista na reforma tributária, que permitiu aos estados a instituição de contribuições para manutenção dos fundos estaduais, desde que já existentes em 30 de abril de 2023, quando a reforma atribuiu essa competência tributária às unidades federativas.
Assim, a nova cobrança passará a valer no final de fevereiro de 2025, revogando a TFTG a partir desta data, e incidirá sobre saídas com destino a exportação (incluindo em operações interestaduais).
“Com a CEG entra em jogo, além da alíquota maior do que a prevista na taxa anterior (de 1% para 1,8%), penalidades de até 50% em caso de atraso ou erros no pagamento, custos adicionais em operações destinadas à exportação e exigências fiscais que podem gerar insegurança jurídica”, afirma o advogado.
Para ele, que já tem recebido questionamentos sobre o tema, a tentativa do estado do Maranhão de substituir uma taxa por outra é questionável, “sendo possível contestar judicialmente a CEG”.
“Isso porque a CEG é uma contribuição distinta daquela autorizada pela reforma tributária, não sendo permitida constitucionalmente a sua instituição”, considera.
Transporte no Maranhão pode ser taxado
De acordo com Genaro, “esse novo questionamento deverá se somar à oposição já realizada quanto à TFTG, uma vez que o estado do Maranhão tratou os dois temas como tributos distintos, ainda que haja inegáveis similaridades entre eles”.
Nesse contexto, o advogado destaca que produtores que tenham operações de exportação (ainda que por vias interestaduais) de soja, milho, milheto e sorgo envolvendo trânsito pelo estado do Maranhão, devem fazer uma análise do tema o mais rápido possível para que não sejam injustamente tributados.
Notícias dos Poderes
Preço da soja em Mato Grosso sobe mais de 5% e impulsiona comercialização
O preço médio das negociações para a safra futura foi de R$ 109,22 por saca
18 de Agosto de 2025 as 12h45Rebanho bovino de MT conta com 32,1 milhões de cabeças
Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara são os municípios com o maior número de cabeças de boi
18 de Agosto de 2025 as 08h30Mato Grosso exporta US$ 47,8 milhões em miúdos bovinos e conquista novos mercados
15 de Agosto de 2025 as 13h24Mato Grosso mantém liderança e bate recordes na produção nacional de grãos
14 de Agosto de 2025 as 14h26Problemas logísticos do agronegócio tendem a se agravar, afirmam especialistas
Industrialização pode ajudar a agregar valor à produção e reduzir o tráfego de grãos
14 de Agosto de 2025 as 08h30Mapa trabalhará para reconhecimento de equivalência do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica
Objetivo é intensificar a reciprocidade com países do Mercosul
13 de Agosto de 2025 as 09h57Mercado de defensivos para soja recua na safra 2024/25, apesar de área tratada recorde
A retração foi influenciada principalmente pela desvalorização do real frente ao dólar e pela queda dos preços dos produtos
12 de Agosto de 2025 as 08h30COP30: agro quer se posicionar como parte da solução, diz associação
Entidade do agronegócio divulgou texto sobre o assunto nesta segunda
12 de Agosto de 2025 as 08h01