Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Agrícola

Histórico das pesquisas da Embrapa com ILPF inaugura primeiro podcast sobre o tema

Assessoria Embrapa

Rural | 22 de Fevereiro de 2021 as 11h 05min
Fonte: Assessoria Embrapa

Assessoria Embrapa

Foi lançado nas principais plataformas agregadoras de podcast e de áudio por streaming o primeiro episódio do ILPF na Rede. Com temática específica sobre sistemas integrados de produção agropecuária, o podcast traz em sua estreia o histórico das pesquisas que deram origem ao que hoje são conhecidos como sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

O convidado deste primeiro episódio é o pesquisador aposentado da Embrapa, João Kluthcouski, mais conhecido como João K. No podcast ele bate um papo com os apresentadores Gabriel Faria, da Embrapa Agrossilvipastoril, e Renato Rodrigues, da Embrapa Solos.

João iniciou os trabalhos com sistemas integrados ainda na década de 1980, quando buscava alternativas para melhorar a produtividade de arroz de sequeiro e de pastagens do Cerrado. Desse trabalho, saiu, por exemplo, o Sistema Barreirão, lançado pela Embrapa em 1991.

No podcast João contextualiza o momento em que iniciaram as pesquisas, a desconfiança que os sistemas geravam em produtores, técnicos e pesquisadores e relata como isso foi mudando com o tempo e com o incremento de novas tecnologias no sistema.

Para o convidado do ILPF na Rede, a ILPF é um dos principais trunfos do Brasil para que se possa produzir alimento em quantidade e qualidade suficiente para atender a demanda global, garantindo a sustentabilidade ambiental.

“O Brasil é o único país do mundo que mantém o solo vegetado 12 meses por ano. Você está assimilando carbono, mantendo matéria orgânica no solo. O Brasil é o único país no mundo que faz quatro safras por ano, tendo seis meses de chuvas”, afirma.

Para João K, a preservação da Amazônia e de outros biomas como o Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica passa necessariamente pela recuperação de áreas já desmatadas que estão com baixa produtividade. Os sistemas ILPF são a melhor forma de se elevar a produtividade desses locais.

"Todas as 200 milhões de cabeças de bovinos que temos no Brasil, em cerca de 200 milhões de hectares poderão ocupar, com a integração e com pastagens de boa qualidade, apenas 50 milhões de hectares”, prevê o pesquisador.

Ao falar sobre seu trabalho, João K destaca o importante papel do setor produtivo, uma vez que as pesquisas eram feitas em propriedades rurais e custeadas pelos produtores. Outro aspecto que ele ressalta é que a Embrapa não foi a única instituição responsável pelas pesquisas com ILPF. Porém foi quem melhor conseguiu divulgar os sistemas.

“Não vou dizer que a integração começou com a gente. Nosso caso é um caso. Já havia algumas iniciativas naquela época, mas o pessoal não sabe difundir. E nós abrimos a boca e começamos a difundir. Quem fez realmente a divulgação do consórcio de arroz com pastagem, que depois virou o Sistema Barreirão, foi o Globo Rural. Lembro que recebemos 7 mil cartas depois que o programa sobre o tema foi ao ar”, relata o pesquisador que esteve em várias reportagens do programa da Rede Globo ao longo de sua carreira.

 

ILPF na Rede

O podcast ILPF na Rede é mais um canal de divulgação de informações sobre sistemas ILPF. Com foco em produtores, técnicos e estudantes, o podcast será produzido por meio de temporadas. A primeira delas terá dez episódios, lançados semanalmente, sempre às segundas-feiras.

“Atualmente se valoriza muito a comunicação rápida em vídeos curtos e textos bem sucintos. O podcast já faz o caminho inverso, possibilitando abordagens mais amplas sobre determinado assunto. Trata-se de uma forma de comunicação direta com as pessoas realmente interessadas no assunto”, explica um dos responsáveis pelo podcast, o jornalista da Embrapa Agrossilvipastoril Gabriel Faria.

A cada episódio do ILPF na Rede os apresentadores recebem um convidado para uma entrevista sobre um tema específico dentro da ILPF. Além disso, há sempre o relato de um produtor contando sobre a estratégia de sistema integrado que utiliza em sua propriedade, nas diferentes regiões e biomas brasileiros.

Para o pesquisador da Embrapa Solos e também apresentador do podcast, Renato Rodrigues, esse novo canal reforça as possibilidades de divulgação dos sistemas integrados de produção agropecuária em uma mídia que vem crescendo no Brasil. Ele destaca ainda a possibilidade de participação do ouvinte enviando suas dúvidas, que são respondidas a cada episódio por especialistas no assunto, ou relatando sua experiência com os sistemas ILPF.

O podcast ILPF na Rede é produzido por Gabriel Faria e Renato Rodrigues e a edição é feita pela Altia Podcast. A iniciativa é da Rede ILPF, uma parceria público-privada formada pela Embrapa, Bradesco, Cocamar, Ceptis, John Deere, Soesp e Syngenta, que tem como objetivo ampliar a adoção de sistemas ILPF pelos produtores brasileiros. 

 

Como ouvir

Para ouvir o ILPF na Rede basta fazer a busca com o nome do podcast em agregadores de podcast, como Spotfy, Google Podcast, Apple Podcast, Deezer e Amazon Music. Para saber quando novos episódios estiverem disponíveis, o ouvinte deve clicar para seguir o podcast.

Confira os temas dos dez episódios da primeira temporada do ILPF na Rede:

Data*

Episódio

Título

Convidado

22/fev

1

Início das pesquisas com ILPF no Brasil

João K

01/mar

2

ILPF na produção de alimentos no futuro

Paulo Herrmann

08/mar

3

Recuperação de pastagens

Patrícia Menezes

15/mar

4

Ganhos de produtividade na pecuária de corte em ILPF

Bruno Pedreira

22/mar

5

ILPF na produção de leite

Roberta Carnevalli

29/mar

6

Benefícios da pastagem para a cultura agrícola

Júlio César Salton

05/abr

7

Consórcios forrageiros para segunda safra

Flávio Wruck

12/abr

8

Soja em sistemas integrados

Alvadi Balbinoti

19/abr

9

Milho como estratégia na ILPF

Emerson Borghi

26/abr

10

A árvore na ILPF

Maurel Behling

*Em algumas plataformas pode haver atraso na disponibilização dos episódios.