Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Novidade

Fundação MT em Campo - 2ª Safra apresenta resultados de pesquisa em mais duas etapas

Rural | 03 de Maio de 2016 as 16h 25min

A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, apresenta no próximo dia 7 os resultados de pesquisas realizadas à campo sobre a principal cultura de segunda safra do Estado, o milho. O evento Fundação MT em Campo 2016 - 2ª Safra, com o tema “Sua segunda chance de aumentar a produtividade e rentabilidade”, recebe produtores, engenheiros agrônomos, sementeiros, técnicos e consultores no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD), em Nova Mutum (MT), para mostrar diversos experimentos e oportunizar o debate, a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas. O Fundação MT em Campo é realizado há três anos consecutivos no início do ano, em 2016 já recebeu mais de 1.500 participantes e, pela primeira vez, vai acontecer em mais etapas.

E as novidades não param por aí. O já tradicional evento da empresa de pesquisa agronômica terá continuidade no dia 4 de junho, em Sapezal (MT), quando a equipe de pesquisadores vai novamente à campo mostrar e debater com os participantes os dados de pesquisas referentes à cultura do milho e também do algodão segunda safra. Conforme destaca Leandro Zancanaro, gestor de Pesquisa da Fundação MT, os eventos têm o objetivo de discutir assuntos importantes para a classe produtora das culturas de milho e algodão segunda safra, cultivadas após a soja. Nos dois locais, serão apresentadas cinco estações com dados de até três anos de pesquisa à campo sobre temas relacionados ao manejo das culturas, além de vitrine de cultivares de algodão. Os eventos iniciam às 7h e as inscrições são gratuitas e feitas no local.

Em Nova Mutum, os experimentos vão mostrar a viabilidade da consorciação do milho 2ª safra com espécies de cobertura; desenvolvimento do milho sob níveis de compactação induzidos;  manejo de adubação no sistema soja/milho 2ª safra (3º ano de pesquisa); avaliação de danos da lagarta Spodoptera frugiperda em híbridos de milho com diferentes tecnologias Bt; manejo de adubação nitrogenada em milho 2ª safra e manejo de adubação fosfatada em soja e milho 2ª safra (resultados de três anos de pesquisa); e vitrine de cultivares de algodão.

Em Sapezal, o público poderá acompanhar experimentos em manejo de adubação em soja e milho 2ª safra; modos de aplicação de fósforo nos sistemas soja/milho e soja/algodão 2ª safra; manejo da adubação nitrogenada na cultura do algodão 2ª safra (2º ano); manejo da adubação potássica na cultura do algodão 2ª safra (2º ano); cultivo de plantas de cobertura antecedendo a cultura do algodão (2º ano); e vitrine de cultivares de algodão.

Importância

Na safra 2015/2016, próximo de 40% da área cultivada com soja em Mato Grosso cedeu espaço para o cultivo do milho em sua sucessão. O milho é, atualmente, a principal cultura de segunda safra do Estado, seguido do algodão que, nos últimos anos, também tem ganhado espaço considerável nessa modalidade de cultivo.

Porém, nem sempre foi assim. O pesquisador da Fundação MT, Claudinei Kappes, comenta que no início da década de 90 o milho segunda safra, ou milho safrinha, era caracterizado como cultura de baixa tecnologia e de alto risco, em razão do menor investimento em insumos e por ser cultivado numa condição climática desfavorável. “O que contribuiu para que o milho se tornasse o que é hoje foi o lançamento de novos híbridos, o aperfeiçoamento de novas técnicas de cultivo ao longo dos anos e o deslocamento da época de semeadura para um período mais adequado, este último impulsionado por cultivares de soja de ciclo precoce”, explica.

Kappes destaca ainda que a área expressiva do milho safrinha em Mato Grosso também está relacionada ao mercado otimista de commodities. Por outro lado, o pesquisador pontua que, nesta safra, as condições climáticas não estão muito favoráveis. “Em todas as regiões do Estado é previsível a redução do potencial produtivo da cultura devido a falta de água, notadamente nas semeaduras realizadas em março”, coloca.

E é neste cenário, onde a informação e a difusão da pesquisa é sempre o fator primordial para enfrentar os desafios do campo, que a Fundação MT abre suas estações de pesquisa para, mais uma vez, mostrar dados dos experimentos realizados com as principais culturas de segunda safra. Mais informações em www.fundacaomt.com.br.