Em fórum internacional
Fávaro afirma que programa para recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas é fortalecimento do agro
Rural | 09 de Setembro de 2024 as 17h 20min
Fonte: Airton Marques/Max Aguiar - Agroolhar
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), reafirmou compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a intensificação da produção agropecuária por meio do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). A iniciativa visa não apenas promover a recuperação ambiental, mas também contribuir para a segurança alimentar global e combater as mudanças climáticas.
Em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (09), durante a abertura do Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária, em Cuiabá, Fávaro ressaltou que um estudo da Embrapa identificou cerca de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem ser reincorporadas ao sistema produtivo, sem necessidade de desmatamento. "O Brasil vai ao fortalecimento, à intensificação da nossa produção, é a grande vocação brasileira", afirmou. Ele destacou que o mundo está em busca de modelos de produção sustentável, e que o Brasil tem uma abordagem diferente de alguns países que apostam na desintensificação da agropecuária.
"Cada um tem sua estratégia, mas o Brasil está focado em intensificar nossa produção com sustentabilidade. Não precisamos ocupar mais áreas de cerrado ou floresta para expandir. Temos um plano, criado a pedido do presidente Lula, desde a campanha eleitoral de 2022, para ocupar as áreas degradadas", disse o ministro.
O programa, que incorpora o uso de tecnologias de ponta e respeito ao meio ambiente, propõe a recuperação dessas áreas degradadas para transformá-las em sistemas produtivos eficientes. "Vamos apresentar esse modelo ao mundo, que será uma virada de chave na produção de alimentos brasileiros", afirmou Fávaro.
Contudo, o ministro alertou que será necessário um volume expressivo de recursos financeiros para viabilizar essa recuperação. Ele destacou a importância de condições de financiamento favoráveis, com prazos adequados e juros acessíveis, para que o país possa expandir a produção agropecuária sem pressionar áreas naturais.
O PNCPD é uma iniciativa estratégica para o Brasil consolidar-se como líder global em produção agropecuária sustentável, respondendo aos desafios globais de segurança alimentar e enfrentamento às mudanças climáticas, enquanto preserva o cerrado e as florestas nativas do país.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso registra aumento de 18,2% no abate de bovinos e mantém crescimento no setor pecuário, segundo IBGE
Alta reflete mudança no setor, impulsionada pela adoção de práticas de terminação intensiva e ajudam a reduzir a pressão sobre as pastagens
10 de Dezembro de 2024 as 14h35Campanha de atualização de estoque de rebanhos termina nesta terça-feira (10)
O produtor rural que não realizar o informe dentro do prazo pode ser multado e ficar impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA)
09 de Dezembro de 2024 as 07h08Expansão da agropecuária no Cerrado avança 68% em quase quatro décadas
Área destinada à soja no bioma dobrou desde 2008; Cerrado lidera conversões de pastagem para outros usos no Brasil
06 de Dezembro de 2024 as 14h28Imposto sobre transporte de grãos pode levar produtores à bitributação
Taxação já havia sido derrubada a pedido de produtores do Maranhão, mas foi recriada pelo estado e deve começar a valer no final de fevereiro de 2025
04 de Dezembro de 2024 as 06h56Embrapa lançará em MT cultivares de maracujá resistentes à doença do solo
28 de Novembro de 2024 as 09h44MT confirma o 22º caso de raiva bovina em propriedade rural de MT
Doença é transmitida pela mordida do morcego.
27 de Novembro de 2024 as 07h13Seminário Solo Seguro vai discutir questões fundiárias na Amazônia Legal
Evento contará com palestra de magistrados e cartorários
21 de Novembro de 2024 as 16h28Três fatores devem elevar os preços do milho nesta semana
Demanda interna impulsionada pela alta da arroba do boi gordo deve dar sustentação ao cereal, a despeito da queda na semana passada
18 de Novembro de 2024 as 17h47