Em fórum internacional
Fávaro afirma que programa para recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas é fortalecimento do agro
Rural | 09 de Setembro de 2024 as 17h 20min
Fonte: Airton Marques/Max Aguiar - Agroolhar

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), reafirmou compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a intensificação da produção agropecuária por meio do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). A iniciativa visa não apenas promover a recuperação ambiental, mas também contribuir para a segurança alimentar global e combater as mudanças climáticas.
Em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (09), durante a abertura do Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária, em Cuiabá, Fávaro ressaltou que um estudo da Embrapa identificou cerca de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem ser reincorporadas ao sistema produtivo, sem necessidade de desmatamento. "O Brasil vai ao fortalecimento, à intensificação da nossa produção, é a grande vocação brasileira", afirmou. Ele destacou que o mundo está em busca de modelos de produção sustentável, e que o Brasil tem uma abordagem diferente de alguns países que apostam na desintensificação da agropecuária.
"Cada um tem sua estratégia, mas o Brasil está focado em intensificar nossa produção com sustentabilidade. Não precisamos ocupar mais áreas de cerrado ou floresta para expandir. Temos um plano, criado a pedido do presidente Lula, desde a campanha eleitoral de 2022, para ocupar as áreas degradadas", disse o ministro.
O programa, que incorpora o uso de tecnologias de ponta e respeito ao meio ambiente, propõe a recuperação dessas áreas degradadas para transformá-las em sistemas produtivos eficientes. "Vamos apresentar esse modelo ao mundo, que será uma virada de chave na produção de alimentos brasileiros", afirmou Fávaro.
Contudo, o ministro alertou que será necessário um volume expressivo de recursos financeiros para viabilizar essa recuperação. Ele destacou a importância de condições de financiamento favoráveis, com prazos adequados e juros acessíveis, para que o país possa expandir a produção agropecuária sem pressionar áreas naturais.
O PNCPD é uma iniciativa estratégica para o Brasil consolidar-se como líder global em produção agropecuária sustentável, respondendo aos desafios globais de segurança alimentar e enfrentamento às mudanças climáticas, enquanto preserva o cerrado e as florestas nativas do país.
Notícias dos Poderes
Preço da soja em Mato Grosso sobe mais de 5% e impulsiona comercialização
O preço médio das negociações para a safra futura foi de R$ 109,22 por saca
18 de Agosto de 2025 as 12h45Rebanho bovino de MT conta com 32,1 milhões de cabeças
Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara são os municípios com o maior número de cabeças de boi
18 de Agosto de 2025 as 08h30Mato Grosso exporta US$ 47,8 milhões em miúdos bovinos e conquista novos mercados
15 de Agosto de 2025 as 13h24Mato Grosso mantém liderança e bate recordes na produção nacional de grãos
14 de Agosto de 2025 as 14h26Problemas logísticos do agronegócio tendem a se agravar, afirmam especialistas
Industrialização pode ajudar a agregar valor à produção e reduzir o tráfego de grãos
14 de Agosto de 2025 as 08h30Mapa trabalhará para reconhecimento de equivalência do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica
Objetivo é intensificar a reciprocidade com países do Mercosul
13 de Agosto de 2025 as 09h57Mercado de defensivos para soja recua na safra 2024/25, apesar de área tratada recorde
A retração foi influenciada principalmente pela desvalorização do real frente ao dólar e pela queda dos preços dos produtos
12 de Agosto de 2025 as 08h30COP30: agro quer se posicionar como parte da solução, diz associação
Entidade do agronegócio divulgou texto sobre o assunto nesta segunda
12 de Agosto de 2025 as 08h01