MAPBIOMAS
Expansão da agropecuária no Cerrado avança 68% em quase quatro décadas
Área destinada à soja no bioma dobrou desde 2008; Cerrado lidera conversões de pastagem para outros usos no Brasil
Rural | 06 de Dezembro de 2024 as 14h 28min
Fonte: PNB Online

O Cerrado é o bioma que mais concentrou a expansão da agropecuária no Brasil nos últimos 39 anos, com aumento de 68% na área ocupada por atividades como cultivo de soja e pastagens, de acordo com um levantamento inédito divulgado nesta sexta-feira (06.11) pelo MapBiomas.
O estudo, que analisou imagens de satélite entre 1985 e 2023, mostra que o bioma abriga 26 milhões de hectares de lavouras, sendo 19,3 milhões dedicados exclusivamente à soja, o que corresponde a quase metade da área nacional cultivada com o grão.
Embora a Amazônia tenha registrado a maior expansão proporcional (+417%), o Cerrado se destaca pela extensão absoluta: é o bioma com a maior área convertida de pastagens para lavouras, somando 35 milhões de hectares desde o início da série histórica. A conversão de vegetação nativa para uso agropecuário no Cerrado diminuiu nos últimos 15 anos, mas ainda responde por 15% da expansão agrícola desde 2008.
No Brasil como um todo, a soja lidera o crescimento das culturas temporárias, com sua área total saltando de 4,4 milhões de hectares em 1985 para 40 milhões em 2023. No Cerrado, a área destinada ao grão dobrou de 9,6 milhões para 19,3 milhões de hectares desde 2008. Cerca de 30% da expansão da soja até 2008 veio diretamente de áreas de vegetação nativa. Esse percentual caiu para 15% desde 2009, mas ainda reflete a pressão sobre os ecossistemas.
Além disso, o bioma está entre os mais sensíveis às mudanças climáticas. “Reduções na chuva e aumento das temperaturas podem inviabilizar um segundo ciclo de cultivos temporários, o que tende a impactar diretamente a produção agrícola no Cerrado e em outras regiões”, explica Eliseu Weber, coordenador da equipe de Agricultura do MapBiomas,
O Cerrado também concentra 31% das áreas de pastagem do Brasil, com 51 milhões de hectares em 2023. Dessas, 72% foram abertas há mais de 20 anos, mas o bioma lidera as conversões de pastagens para outros usos, como a agricultura. Entre 2000 e 2023, cerca de 87% das pastagens que se tornaram lavouras apresentavam condições de médio ou baixo vigor.
Embora a pastagem ainda seja o principal uso do território do bioma, as conversões demonstram o potencial para intensificação sustentável da pecuária e liberação de áreas para outros fins. Segundo Laerte Ferreira, coordenador da equipe de pastagem do MapBiomas, práticas de manejo mais eficientes podem ampliar a capacidade de suporte e reduzir a pressão por novas aberturas.
Notícias dos Poderes
Duplicação da BR-163 busca melhorar o trajeto do grão de MT para o mundo
Obra transforma principal rota do agro em corredor logístico mais seguro e eficiente para escoamento da produção mato-grossense
02 de Outubro de 2025 as 14h20Do chão à ciência: como pesquisa e tecnologia transformaram a soja em MT
Mato Grosso investe em inovação para aumentar produtividade, reduzir perdas e preservar o meio ambiente
02 de Outubro de 2025 as 08h41Cade mantém suspensão da moratória da soja a partir de 2026
Relator do caso diz que o pacto pode ser substituído por mecanismos que não configurem formação de cartel
01 de Outubro de 2025 as 12h51Mato Grosso consolida liderança e encerra safra de algodão com crescimento de 8%
Estado é responsável por mais de 70% da produção nacional e mantém posição de destaque no setor algodoeiro
01 de Outubro de 2025 as 12h40Agricultores pioneiros revelam como MT virou o maior produtor de soja no Brasil
Hoje a china é o país que mais compra a soja brasileira, adquirindo mais de 70% da produção destinada ao mercado externo, são mais de 100 milhões de toneladas por safra.
01 de Outubro de 2025 as 08h30Família Maggi & Scheffer concentram mais terras que todo o Líbano — país com 7 milhões de habitantes
30 de Setembro de 2025 as 10h01Preço da soja cai no Mato Grosso após início do plantio
Avanço de semeadura do grão pressiona cotações no país
25 de Setembro de 2025 as 16h36Aprosoja-MT questiona interesse do governo em ação sobre Moratória da Soja
Entidade afirma que a iniciativa é um acordo privado e critica ingerência direta do Poder Público
26 de Setembro de 2025 as 07h00