Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Dia de Campo apresenta tecnologias de sistemas integrados

Embrapa e Famato realizam nesta sexta-feira Dia de Campo aos produtores e técnicos

Rural | 27 de Fevereiro de 2015 as 09h 30min
Fonte: Redação

Algumas tecnologias disponíveis para os sistemas de integração lavoura-pecuária estão sendo apresentadas hoje, sexta-feira, desde as 7h30, na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. A instrução faz parte do 5º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. O evento é promovido pela Embrapa e Sistema Famato/Senar e contará com a participação de técnicos, produtores, estudantes e profissionais ligados ao setor agropecuário.

Os participantes estão divididos em grupos, percorrendo um circuito de cinco estações temáticas. Em cada uma delas há uma apresentação de 40 minutos feita por pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras.

Neste ano, o destaque é o tema boi safrinha, presente em duas estações. Em uma delas será discutido o estabelecimento da planta forrageira após a soja, seja pelo consórcio de milho com braquiária, indicado para regiões com maior período chuvoso, ou com sobressemeadura enquanto a soja está começando a amarelar. Esta técnica vem sendo usada em regiões mais secas, como o Vale do Araguaia, e amplia o período de germinação do capim.

Os cuidados com o manejo do pastejo do gado são abordados em outra estação. Uma novidade é a demonstração do uso de uma régua que auxilia o pecuarista a definir o momento correto de colocar e retirar os animais do pasto.

A pecuária ainda é assunto da palestra sobre a nutrição de ruminantes e as emissões de metano pela fermentação entérica dos bovinos. Nesta estação os pesquisadores apresentam um equipamento pioneiro no Brasil que é utilizado para mensurar as emissões de metano de maneira automática e em tempo real, sem causar qualquer desconforto aos animais.

As culturas anuais também tem espaço em uma estação com informações sobre o feijão-caupi e as variedades de sorgo forrageiro, granífero e biomassa como alternativas de cultivo em sucessão à soja.

O aspecto financeiro é abordado na quinta estação. Representantes do BNDES presta, orientações e estudos de caso sobre a linha de crédito rural do Programa ABC, que financia a adoção de sistemas de produção de baixa emissão de carbono, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), plantio direto, recuperação de pastagens, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, a programação do evento foi definida com base nas principais demandas da região. A integração lavoura-pecuária é uma delas, uma vez que é cada vez maior o número de produtores que utilizam a agricultura como estratégia de reforma de pastagem e passam a integrar os sistemas.

Dentre as modalidades possíveis de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), os sistemas agropastoris são os mais adotados em Mato Grosso. Atualmente são cerca de 450 mil hectares com esse sistema, de acordo com pesquisa realizada pela doutoranda Juliana Gil, da Universidade de Hohenheim.

O Dia de Campo encerra as 12h20.