Mato Grosso
Demora no processamento do SIMCAR compromete setor produtivo
Propriedades rurais esperam por quase 3 anos para começar o processo de licenciamento ambiental
Rural | 18 de Agosto de 2020 as 18h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

Não está fácil conseguir o CAR (Cadastro Ambiental Rural), em Mato Grosso. O problema, relatam produtores rurais e proprietários de grandes áreas, não tem sido o nível de exigência, mas a morosidade da Sema em analisar os processos.
O GC Notícias entrou em contato com três donos de áreas que estão na fila de espera do Simcar – Sistema mato-grossense implementado em 2017 para “agilizar” e resolver o processamento de cadastros rurais. Esses proprietários protocolaram seus processos no SIMCAR ainda em 2017.
Segundo a Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso – em 2019 haviam mais de 64 mil processos para obtenção do CAR nessa fila de espera para análise. O GC Notícias não conseguiu um número mais atual de quantos processos aguardam o aval da Sema.
No Mato Grosso, o CAR não é apenas um cadastro da propriedade rural. O documento funciona como um pré-licenciamento de qualquer atividade que venha ser realizada na propriedade. De manejo florestal à suinocultura, tudo precisa primeiro ter um CAR para depois proceder com a licença específica.
É por isso que a análise dos cadastros tem demorado. Há uma grande quantidade de exigências previstas na pré-análise ao licenciamento da atividade e também, da análise dos ativos e passivos existentes na propriedade.
Embora a Sema, em suas publicações, afirme que o sistema melhorou, o setor produtivo ainda considera o desempenho do órgão estatal incompatível com a dimensão econômica que o agronegócio tem.
A morosidade acaba impactando, inclusive, na recuperação ambiental. Para que o proprietário de uma área rural proceda com a recuperação de um eventual dano ambiental (como desmatamento, por exemplo), é preciso registrar e aprovar um PRA (Plano de Recuperação Ambiental). Mas para chegar ao PRA, é preciso primeiro ter o processo aprovado no SIMCAR.
Sem o CAR, o empresário rural tem dificuldade de comercializar sua produção ou conseguir financiamentos em bancos. Para contornar a própria morosidade, a Sema tem emitido, por meio de Termos de Ajustamento de Conduta as chamadas APF (Autorizações Provisórias de Funcionamento). Dessa forma, quem registrou a documentação no SIMCAR consegue uma “permissão temporária” para sua propriedade rural.
Não existe um “prazo legal” para que a Sema processe os pedidos registrados via SIMCAR ou emita o cadastro das propriedades.
O que diz a Sema?
O GC Notícias entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado através da sua assessoria. A reportagem pediu qual tem sido o tempo médio para avaliação dos processos protocolados no SIMCAR, bem como o número aproximado de processos que aguardam a análise do órgão.
Também solicitamos o tempo médio para, após a validação no SIMCAR, implementação do PRA (Programa de Regularização Ambiental), e quantos processos estão nessa fase.
Até as 18h30 dessa terça-feira (18), o órgão não havia enviado a resposta.
Notícias dos Poderes
MT tem capacidade de armazenar só metade da safra
Entre um dos motivos estão as elevadas taxas de juros
31 de Outubro de 2025 as 13h59Inpasa investirá R$ 2,4 bilhões em usina de etanol de milho
Indústria em Rio Verde (GO) terá capacidade de fabricar 1 bilhão de litros por ano
31 de Outubro de 2025 as 09h39Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro
A comunicação de quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online
29 de Outubro de 2025 as 13h00Produtores rurais de MT recebem reconhecimento nacional por boas práticas agrícolas
Com mais de 50 propriedades certificadas, o projeto “Gente que Produz e Preserva” reforça o protagonismo brasileiro na agricultura de baixo carbono
29 de Outubro de 2025 as 10h40Com maior rebanho de gado, Mato Grosso sedia Congresso Mundial da Carne pela 1ª vez no Brasil
Um dos principais temas é a agenda da crise de segurança alimentar e, também, das mudanças climáticas
29 de Outubro de 2025 as 10h23Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares em 40 anos
Metade do desmatamento atinge florestas maduras do bioma
29 de Outubro de 2025 as 08h15Índice do agro acumula queda de 8,7% no ano na B3; veja ações com maiores perdas
Levantamento aponta que o desempenho fraco do IAGRO está relacionado à grande diferença entre os resultados das ações que compõem o índice
29 de Outubro de 2025 as 09h13Custo pode inviabilizar linha de Sinop ao Arco Norte
Consultoria avalia que ferrovia exigiria R$ 36 bi, quase tudo bancado pelo governo
24 de Outubro de 2025 as 09h15