Safra 23/24
Com aumento de 13%, produção mato-grossense de pluma de algodão impulsiona exportação nacional
Mato Grosso é responsável por 69% da exportação de plumas do Brasil
Rural | 13 de Agosto de 2024 as 10h 10min
Fonte: Maria Júlia Souza | Sedec-MT

A produção de plumas de algodão na safra 23/24 em Mato Grosso tem aumento estimado em 13%, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia de Agropecuária (Imea), podendo chegar a 2,6 milhões de toneladas. Na safra 22/23, a produção mato-grossense foi de 2,3 milhões de toneladas.
Com a alta produção, Mato Grosso não apenas se mantém como o maior produtor de algodão brasileiro, como impulsiona a exportação nacional de plumas, contribuindo para o Brasil alcançar, pela primeira vez, o posto de maior exportador mundial de pluma de algodão.
Conforme a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o Brasil deve fechar a safra 23/24 com uma produção de 3,7 milhões de toneladas de plumas, das quais 2,6 milhões de toneladas devem ser exportadas.
Já Mato Grosso tem 1,8 milhão de toneladas da sua produção destinada à exportação, o equivalente a cerca de 70% da exportação nacional, de acordo com o Data Hub MT, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A análise da Sedec aponta que a produção mato-grossense destinada à exportação, que tem a qualidade certificada pela USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), também equivale a pouco mais de 18% de toda a exportação mundial de algodão, enquanto a contribuição do Brasil corresponde a 27,8%.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as projeções reafirmam Mato Grosso no cenário mundial e ressaltam a importância do Estado.
"Números como esses mostram que o que temos feito está dando certo e, com isso, observamos a relevância do Estado no contexto global. Temos trabalhado a internacionalização de Mato Grosso, tanto na questão exportação quanto na atração de investimentos, e agora buscamos o fortalecimento da indústria têxtil no estado", aponta o secretário.
O coordenador do Observatório de Dados Econômicos, Vinicius Hideki, explica que, apesar dos desafios logísticos enfrentados no Estado, apenas 1% do algodão é consumido internamente.
"Com a exportação, apenas 1% do algodão fica em Mato Grosso. O restante da produção vai para fora, ou seja, para outros estados e outros países. Com isso, almejamos e trabalhamos para que venham investidores com o olhar para o desenvolvimento industrial e econômico da nossa indústria têxtil", afirma Vinicius.
Notícias dos Poderes
Preço da soja em Mato Grosso sobe mais de 5% e impulsiona comercialização
O preço médio das negociações para a safra futura foi de R$ 109,22 por saca
18 de Agosto de 2025 as 12h45Rebanho bovino de MT conta com 32,1 milhões de cabeças
Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara são os municípios com o maior número de cabeças de boi
18 de Agosto de 2025 as 08h30Mato Grosso exporta US$ 47,8 milhões em miúdos bovinos e conquista novos mercados
15 de Agosto de 2025 as 13h24Mato Grosso mantém liderança e bate recordes na produção nacional de grãos
14 de Agosto de 2025 as 14h26Problemas logísticos do agronegócio tendem a se agravar, afirmam especialistas
Industrialização pode ajudar a agregar valor à produção e reduzir o tráfego de grãos
14 de Agosto de 2025 as 08h30Mapa trabalhará para reconhecimento de equivalência do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica
Objetivo é intensificar a reciprocidade com países do Mercosul
13 de Agosto de 2025 as 09h57Mercado de defensivos para soja recua na safra 2024/25, apesar de área tratada recorde
A retração foi influenciada principalmente pela desvalorização do real frente ao dólar e pela queda dos preços dos produtos
12 de Agosto de 2025 as 08h30COP30: agro quer se posicionar como parte da solução, diz associação
Entidade do agronegócio divulgou texto sobre o assunto nesta segunda
12 de Agosto de 2025 as 08h01