Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Pecuária

China suspende importações de carne de 2 frigoríficos em Mato Grosso

Aumento nos casos de Covid motivou o embargo

Rural | 30 de Junho de 2020 as 10h 06min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

Autoridades sanitárias da China suspenderam a autorização de exportação de duas unidades frigoríficas em Mato Grosso.

A Marfrig, de Várzea Grande, com capacidade de abate de 80 cabeças por hora, e Agra Agroindustrial, com capacidade de processamento de até 40 cabeças por hora em Rondonópolis, receberam o boicote do governo chinês.

A medida também atingiu a unidade da JBS em Passo Fundo (RS), e a Minuano em Lajeado (RS), com capacidade de abate de três mil aves por hora de operação.

Em nota, o Ministério da Agricultura disse que está buscando junto às autoridades sanitárias chinesas "as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China”.

Principal parceiro comercial do Brasil, a China é responsável pelo aumento das exportações de carnes em 2020. Até maio, o país importou 762,13 mil toneladas, alta de 85,7% ante igual período de 2019 e participação de 25,9% sobre o total exportado.

Somente de carne bovina, foram 287,4 mil toneladas, mais do que o dobro das 126 mil toneladas exportadas de janeiro a maio de 2019 e quase 40% do total exportado pelo Brasil neste ano.