Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Assentados recebem tanques escavados para criação de peixes

Além da estrutura, famílias foram qualificadas para exercer a atividade

Rural | 06 de Agosto de 2018 as 14h 31min
Fonte: Assessoria

A Prefeitura concluiu, na última semana, a construção de 53 tanques para a criação de peixes no assentamento Wesley Manoel dos Santos (Gleba Mercedes 5). Os tanques têm capacidade para produção de uma tonelada de peixes ao ano.

São frutos de emenda parlamentar que contempla R$ 300 mil para a contratação de mil horas de serviços de máquina. A Ordem de Serviço para a construção dos 53 tanques, três a mais do que o previsto, foi assinada, ainda, em setembro de 2017 e fez parte do calendário de eventos e obras das festividades do aniversário da cidade.

Para a prefeita Rosana Martinelli (PR) esta é mais uma oportunidade de renda para as famílias da Gleba, assim como para a agricultura familiar, uma de suas plataformas de governo e que vem sendo trabalhada de forma bastante intensa em sua administração.

As 50 famílias contempladas com os tanques receberam, também, um curso de qualificação profissional ensinando as técnicas adequadas para a criação de peixes em tanques. Dividido em três etapas com duração de 40 horas cada uma delas, o curso foi ministrado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, lembra que esta é, apenas, uma das frentes que vem sendo desenvolvida junto à agricultura famíliar. “Nossos técnicos estão o tempo todo em campo dando atenção ao pequeno e ao médio produtor”.

Várias outras ações e projetos são desenvolvidos em benefício da classe, como, por exemplo, a entrega de resfriadores, na própria Gleba, para absorver a produção de leite local, a capacitação da cadeia do mel e a certificação, através da Casa do Mel, para a venda da produção no mercado local, a orientação técnica à fruticultura, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal e várias outras ações que ajudam e fomentam a agricultura familiar, além de cursos de capacitação para a área.