Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Preços

Agricultores familiares vão divulgar produtos na FIT Pantanal

Pequenos produtores terão oportunidades de comercializar produtos da agricultura familiar

Rural | 18 de Abril de 2017 as 16h 08min
Fonte: Assessoria

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), irá promover um espaço de comercialização e exposição de produtos da agricultura familiar, durante a Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal. O evento ocorrerá entre os dias 20 e 23 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com entrada gratuita.

O objetivo do stand é favorecer a comercialização dos pequenos produtores de diversos municípios que têm o intuito de divulgar os produtos para o público da feira internacional. O tema da FIT deste ano será “Sustentabilidade para o desenvolvimento do turismo”.

O espaço da tenda reservada para os pequenos produtores terá 150m², e contará com decoração temática de zona rural e um stand para a Seaf divulgar as ações desenvolvidas durante a gestão. “A Seaf, em parceria com a Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) e a adjunta de Turismo, possibilita no evento que agricultores familiares possam revender sua produção para o público externo, além de divulgar seus contatos profissionais. É mais uma demonstração do apoio deste Governo para com os pequenos produtores”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes.

Vania Prado, que comercializa doce e compota em Nossa Senhoria do Livramento agradeceu o espaço oferecido para os pequenos. “Há 40 anos vendemos doces, uma tradição familiar e é a primeira vez que o Estado dá essa oportunidade para o pequeno revender em uma feira tão grande”.

O secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, lembrou que a edição do ano passado ajudou a dar mais visibilidade aos municípios que apresentam potencial. Para este ano, o objetivo é incentivar com políticas públicas projetos e obras para o desenvolvimento de um turismo rural que envolva os cidadãos no processo de geração de renda. “Olhando sempre para o cuidado com o meio ambiente, que é o nosso maior diferencial e precisa ser preservado”, afirmou. Nigro lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2017 como o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

Ao todo, 15 municípios do estado irão apresentar os produtos nos quatro dias de feira, como doces e compotas, plantas medicinais e fitoterápicas, cachaça artesanal, café, castanha, produtos da sociobiodiversidade, guaraná em pó, mel, verduras, legumes, própolis, banana e mandioca chips, rapadura, farinha, linguiça suína e de cordeiro, matrinxã defumada, salame de cordeiro, charque, e salame de pirarucu.

A Fit é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur) e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Também tem o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT).