Safra
90% do milho foi semeado em janela ideal em MT
Há expectativa de uma super safra caso o clima colabore
	  
	  Rural | 23 de Abril de 2020  as 10h 16min
     Fonte: Eliza Maliszewski - Agrolink

De acordo com o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) a expectativa para a safra 2019/2020 é de produção recorde de milho em Mato Grosso. Isso porque cerca de 92% das áreas foram semeadas na janela ideal e devem resultar em boa produtividade. A área plantada aumentou impulsionada por bons preços.
A expectativa é de 0,44% a mais que na safra passada, ficando em 32,45 milhões de toneladas. “Ainda há dependência das condições climáticas para a consolidação de uma super safra em Mato Grosso, principalmente em relação à quantidade e frequência de chuva nas próximas duas semanas”, aponta o IMEA.
Em relação a demanda da safra ainda há muitas incertezas no mercado. Com as empresas de etanol e na pecuária era esperado um aumento de 18% no consumo. Diante do cenário do COVID-19 essas projeções baixaram. A redução do preço do etanol fez cair as margens na indústria de etanol de milho e os pecuaristas estão em dúvida sobre apostar no confinamento, também por margens apertadas.
Com isso o índice esperado de alta ficou em 4,37% no consumo interno de Mato Grosso, alcançando 9,05 milhões de toneladas. Quanto ao consumo interestadual, espera-se que 2,60 milhões de toneladas sejam destinadas para outros estados, principalmente suprindo a falta do insumo para a pecuária e devido à redução de produção que ocorreu na primeira safra brasileira.
Notícias dos Poderes
Inpasa investirá R$ 2,4 bilhões em usina de etanol de milho
Indústria em Rio Verde (GO) terá capacidade de fabricar 1 bilhão de litros por ano
31 de Outubro de 2025 as 09h39Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro
A comunicação de quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online
29 de Outubro de 2025 as 13h00Produtores rurais de MT recebem reconhecimento nacional por boas práticas agrícolas
Com mais de 50 propriedades certificadas, o projeto “Gente que Produz e Preserva” reforça o protagonismo brasileiro na agricultura de baixo carbono
29 de Outubro de 2025 as 10h40Com maior rebanho de gado, Mato Grosso sedia Congresso Mundial da Carne pela 1ª vez no Brasil
Um dos principais temas é a agenda da crise de segurança alimentar e, também, das mudanças climáticas
29 de Outubro de 2025 as 10h23Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares em 40 anos
Metade do desmatamento atinge florestas maduras do bioma
29 de Outubro de 2025 as 08h15Índice do agro acumula queda de 8,7% no ano na B3; veja ações com maiores perdas
Levantamento aponta que o desempenho fraco do IAGRO está relacionado à grande diferença entre os resultados das ações que compõem o índice
29 de Outubro de 2025 as 09h13Custo pode inviabilizar linha de Sinop ao Arco Norte
Consultoria avalia que ferrovia exigiria R$ 36 bi, quase tudo bancado pelo governo
24 de Outubro de 2025 as 09h15Agronegócio e turismo sustentam voos em aeroportos do Centro-Oeste
Número de passageiros sobe em centros regionais, mais cai em Cuiabá após saída da Azul
24 de Outubro de 2025 as 09h12