Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sem terra

Vender lote da reforma agrária pode virar crime

Qualquer transmissão da propriedade de forma irregular passa a ser considerada estelionato

Política | 12 de Setembro de 2019 as 10h 36min
Fonte: Redação com Assessoria

O Projeto de Lei 7779/17 altera o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) para tipificar a transmissão irregular de lotes da reforma agrária. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O texto acrescenta um dispositivo ao artigo do código que trata de estelionato. Segundo o projeto, quem permutar, transmitir ou adquirir, de forma gratuita ou onerosa, irregularmente, imóvel destinado à reforma agrária estará sujeito à pena de reclusão de um a 5 anos e multa.

A proposta é de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregularidades no Incra e na Fundação Nacional do Índio (Funai) relativas à demarcação de terras, inclusive indígenas.

A comissão atuou entre 2016 e 2017 e o relatório final, elaborado pelo ex-deputado Nilson Leitão (MT), propôs diversas medidas legislativas, entre as quais o PL 7779/17.

Uma das irregularidades investigadas pela CPI foi a transmissão irregular de lotes da reforma agrária.

 

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.