Na CCJ da Câmara
Três de MT votaram a favor de PEC que proíbe aborto em todas as situações, incluindo estupros
Política | 28 de Novembro de 2024 as 13h 18min
Fonte: Unica News

Nesta quarta-feira (27), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que proíbe o aborto no Brasil até mesmo em casos previstos na lei, como o estupro. Quatro deputados federais de Mato Grosso fazem parte da CCJ, três deles votaram a favor e apenas uma votou contra o projeto, que internamente foi definido como um "retrocesso".
Os deputados que votaram a favor são: Coronel Fernanda (PL), Juarez Costa (MDB) e Coronel Assis (PL). A única a votar contra a PEC foi Gisela Simona (União Brasil).
O texto foi aprovado por 35 votos favoráveis e 15 contrários.
A partir de agora a proposta passará por um colegiado especial. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda deve autorizar a criação de uma comissão especial para poder analisar o projeto. A expectativa é que esta comissão tenha 40 sessões para debater com todos os lados envolvidos na PEC.
Depois da comissão especial, a PEC precisará ser aprovada no plenário da Câmara em dois turnos. Em cada um, são necessários três quintos dos votos (308).
A proposta foi apresentada em 2012 à época pelo deputado Eduardo Cunha (Republicanos). O texto altera o 5° da Constituição Federal para garantir a inviolabilidade do direito à vida, "desde a concepção". Caso o Congresso aprovar a PEC, mesmo o aborto que hoje é permitido por lei em apenas três casos também ficaria proibido.
Legislação atual permite que mulheres façam aborto em três situações. O Brasil permite o procedimento quando a mulher corre risco de morte e não há outro jeito para salvá-la, em gestações de fetos com anencefalia (ausência de cérebro ou de parte dele) e em gravidez ocasionada por estupro.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00