Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

US$ 10 bilhões

Senador de MT presidirá Grupo Brasil-Arábia Saudita

Meta é buscar acordo na ordem de 10 bilhões de dólares entre os países

Política | 21 de Novembro de 2019 as 13h 45min
Fonte: Assessoria

O senador Wellington Fagundes tomou posse, nesta quinta-feira (21), como presidente do Grupo Parlamentar Brasil - Reino da Arábia Saudita, que tem como finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os poderes legislativos dos dois países. A audiência contou com a presença do embaixador Ali Abdullah Bahitham e acontece menos de um mês após o anúncio feito durante visita do presidente Jair Bolsonaro ao país do Oriente Médio, de que o Fundo Soberano da Arábia Saudita investirá, no Brasil, US$ 10 bilhões em projetos de defesa e infraestrutura.

Segundo Wellington, o Brasil está aberto para receber investimentos principalmente neste setor. “É fundamental que essas relações sejam ampliadas e a confiança no Brasil seja cada dia mais definida no mercado internacional. Queremos exportar e queremos que esses capitais venham, principalmente em investimentos de longo prazo, para que tenhamos geração de empregos e o fortalecimento do Estado como um todo”, acrescentou o parlamentar.

Wellington Fagundes destacou que, de janeiro a abril do corrente ano, as exportações do Brasil para a Arábia Saudita cresceram 20% em relação ao mesmo período, somando mais de 4 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, as importações tiveram um aumento de 3,4%, chegando a 2,2 bilhões de dólares. Todavia, o senador disse ainda que a expectativa com o grupo de trabalho perpassa as relações comerciais, na medida em que também ampliará o intercâmbio cultural entre os dois países.

O embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Ali Abdullah Bahitham, disse que, no Oriente Médio, o país figura como número um em termos de negócios com o Brasil. “Nós temos uma longa história de relacionamento, que perpassa 50 anos, e agora precisamos estreitar nossas relações, pois é um país importante para nós. E temos 12 acordos em desenvolvimento, que estamos estudando para assinarmos”, adiantou o diplomata.

Em seu discurso, Bahitham afirmou ainda que os dois lados - Brasil e Arábia Saudita - também concordaram em cooperar nos setores agrícola, industrial, de energia, de mineração, transportes, ciência e inovação. Ele conta que, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao país oriental, os dois lados “também concordaram em intensificar a cooperação nos campos de uso pacífico da energia nuclear, cultura, uso do espaço sideral e esportes”, finalizou.