Eleições 2020
Rosana desiste da reeleição para terminar mandato em paz
Partido da prefeita vai apoiar a candidatura de Roberto Dorner
Política | 17 de Setembro de 2020 as 22h 02min
Fonte: Jamerson Mileski

Antigos oponentes políticos agora serão aliados de Rosana Martinelli (PL) e seu grupo. Um dia após uma empolgada convenção, a prefeita de Sinop oficializou, no final da tarde desta quinta-feira (17), que não disputará a eleição. A desistência veio acompanhada da informação que seu partido, o PL, irá apoiar a candidatura de Roberto Dorner (PRB), a prefeito – que tem Dalton Martini (Patriota) como vice. Ambos foram adversários de Rosana na última eleição e se mantiveram na oposição ao longo desses 4 anos. O PSDB, partido que também fez oposição à prefeita na Câmara, também está nessa composição.
Presente na coletiva, o senador Wellington Fagundes (PL), fez um contrapeso, dizendo que os candidatos a vereador pelo partido tem liberdade de decidir quem apoiarão para majoritária. Rosana, no entanto, frisou que o apoio do PL de Sinop será à candidatura de Dorner, tomada em conjunto com os demais partidos da “base aliada”: PMB, Cidadania e PSDB.
Ao justificar sua desistência, Rosana invocou a responsabilidade de prefeita eleita. Ela citou as obras e projetos em andamento, as situações adversas geradas pela pandemia, e disse que precisa permanecer no cargo, com plena dedicação, para manter a cidade em ordem.
Após a coletiva, em entrevista ao GC Notícias, Rosana complementou, acrescentando um fator pessoal na sua decisão. Segundo ela, tudo levava a crer que essa seria uma campanha dura, de muitos desafetos e que, na sua compreensão, o melhor para Sinop e também para sua família, era se retirar.
Sobre o fato de estar endossando a candidatura de opositores convictos – ao invés de Juarez Costa (MDB), de quem já foi vice, ou mesmo Jorge Yanai (Podemos), que já foi aliado – Rosana disse que respeita todos os candidatos e que a decisão não foi pessoal sua, mas do partido e demais siglas aliadas. “Eu não guardo mágoas. Na posição de prefeita não podemos nos deixar levar por valores pessoais. É preciso escolher o melhor para Sinop”, comentou.
Como ficam os vereadores do PL?
Na coletiva, os líderes da sigla deram liberdade para que os candidatos a vereador pelo PL escolham seu destino – decidindo quem irão apoiar. Indagamos o senador se os candidatos estão “livres” ou “desamparados”. Fagundes respondeu que os compromissos pré-estabelecidos pela executiva municipal serão honrados e que um suporte será dado – embora tenha feito um alerta sobre os recursos do Fundo Eleitoral. “Não é dinheiro suficiente para financiar todas as campanhas de vereador”, comentou.
O vice-prefeito, Gilson de Oliveira (PL), que agora virá como candidato a vereador, é um dos nomes mais proeminentes para a disputa. Na sua primeira eleição, em 2004, ele foi o vereador mais votado da história, com 4.612 votos. Ele declarou que ainda não decidiu quem irá apoiar e que essa posição será tomada em conjunto com um bloco de outros 7 candidatos. “Vamos nos reunir e conversar sobre o assunto”, comentou.
A campanha ao Senado
Um dos argumentos para tentar justificar a aliança, pinçado por Fagundes, foi a consolidação da candidatura do ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), ao Senado. O PL apoio o tucano à nível estadual – assim como o DEM, que está coligado no projeto de Juarez Costa. Para Fagundes, a aliança do PL com a candidatura de Dorner era uma forma de reforçar o projeto de Leitão ao Senado.
No entanto, durante a convenção do PRB, Dalton Martini fez questão de pedir apoio à candidatura da coronel Fernanda ao Senado – nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Notícias dos Poderes
Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06