Eleições 2020
Rosana desiste da reeleição para terminar mandato em paz
Partido da prefeita vai apoiar a candidatura de Roberto Dorner
Política | 17 de Setembro de 2020 as 22h 02min
Fonte: Jamerson Mileski

Antigos oponentes políticos agora serão aliados de Rosana Martinelli (PL) e seu grupo. Um dia após uma empolgada convenção, a prefeita de Sinop oficializou, no final da tarde desta quinta-feira (17), que não disputará a eleição. A desistência veio acompanhada da informação que seu partido, o PL, irá apoiar a candidatura de Roberto Dorner (PRB), a prefeito – que tem Dalton Martini (Patriota) como vice. Ambos foram adversários de Rosana na última eleição e se mantiveram na oposição ao longo desses 4 anos. O PSDB, partido que também fez oposição à prefeita na Câmara, também está nessa composição.
Presente na coletiva, o senador Wellington Fagundes (PL), fez um contrapeso, dizendo que os candidatos a vereador pelo partido tem liberdade de decidir quem apoiarão para majoritária. Rosana, no entanto, frisou que o apoio do PL de Sinop será à candidatura de Dorner, tomada em conjunto com os demais partidos da “base aliada”: PMB, Cidadania e PSDB.
Ao justificar sua desistência, Rosana invocou a responsabilidade de prefeita eleita. Ela citou as obras e projetos em andamento, as situações adversas geradas pela pandemia, e disse que precisa permanecer no cargo, com plena dedicação, para manter a cidade em ordem.
Após a coletiva, em entrevista ao GC Notícias, Rosana complementou, acrescentando um fator pessoal na sua decisão. Segundo ela, tudo levava a crer que essa seria uma campanha dura, de muitos desafetos e que, na sua compreensão, o melhor para Sinop e também para sua família, era se retirar.
Sobre o fato de estar endossando a candidatura de opositores convictos – ao invés de Juarez Costa (MDB), de quem já foi vice, ou mesmo Jorge Yanai (Podemos), que já foi aliado – Rosana disse que respeita todos os candidatos e que a decisão não foi pessoal sua, mas do partido e demais siglas aliadas. “Eu não guardo mágoas. Na posição de prefeita não podemos nos deixar levar por valores pessoais. É preciso escolher o melhor para Sinop”, comentou.
Como ficam os vereadores do PL?
Na coletiva, os líderes da sigla deram liberdade para que os candidatos a vereador pelo PL escolham seu destino – decidindo quem irão apoiar. Indagamos o senador se os candidatos estão “livres” ou “desamparados”. Fagundes respondeu que os compromissos pré-estabelecidos pela executiva municipal serão honrados e que um suporte será dado – embora tenha feito um alerta sobre os recursos do Fundo Eleitoral. “Não é dinheiro suficiente para financiar todas as campanhas de vereador”, comentou.
O vice-prefeito, Gilson de Oliveira (PL), que agora virá como candidato a vereador, é um dos nomes mais proeminentes para a disputa. Na sua primeira eleição, em 2004, ele foi o vereador mais votado da história, com 4.612 votos. Ele declarou que ainda não decidiu quem irá apoiar e que essa posição será tomada em conjunto com um bloco de outros 7 candidatos. “Vamos nos reunir e conversar sobre o assunto”, comentou.
A campanha ao Senado
Um dos argumentos para tentar justificar a aliança, pinçado por Fagundes, foi a consolidação da candidatura do ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), ao Senado. O PL apoio o tucano à nível estadual – assim como o DEM, que está coligado no projeto de Juarez Costa. Para Fagundes, a aliança do PL com a candidatura de Dorner era uma forma de reforçar o projeto de Leitão ao Senado.
No entanto, durante a convenção do PRB, Dalton Martini fez questão de pedir apoio à candidatura da coronel Fernanda ao Senado – nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Notícias dos Poderes
Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25Ex-prefeito de Guarantã do Norte, Erico Stevan, recebe Moção de Aplausos da Câmara de Sinop
05 de Novembro de 2025 as 14h17Aumento da licença-paternidade para 20 dias é aprovado pela Câmara
Período será implantado progressivamente ao longo de cinco anos
05 de Novembro de 2025 as 09h41Projeto que autoriza 10 armas por cidadão e reduz burocracias avança no Senado
Medida simplifica o processo de aquisição e muda os critérios de antecedentes criminais para a obtenção do registro.
05 de Novembro de 2025 as 08h30Toffoli suspende trecho da Constituição de MT que garantia emendas de bancada da AL
04 de Novembro de 2025 as 16h08Pesquisa encomendada pela RECORD mostra intenções de voto para o governo de MT em 2026
No primeiro cenário estimulado, Wellington Fagundes, do PL, aparece com 42%
04 de Novembro de 2025 as 09h45Mauro Mendes bate o pé e quer que deputados rejeitem aumento salarial do Poder Judiciário
Em que pese ter previsão legal e financeira, governo do estado alega que reforma tributária criou vácuo que no futuro podem transformar o reajuste em bomba relógio
04 de Novembro de 2025 as 08h09Mendes tem 49%; Janaina é opção de 37% e Fávaro tem 20%
Pesquisa é do instituto Real Time Big Data, e ouviu 1.200 pessoas entre sábado (1º) e esta 2ª feira (3)
04 de Novembro de 2025 as 08h25