Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Prefeita preenche 117 cargos de confiança

Pelo menos mais 100 nomeações deverão ser feitas nos cargos comissionados no próximo mês

Política | 13 de Janeiro de 2017 as 18h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), nomeou 117 pessoas para os cargos comissionados (os chamados cargos de confiança). A relação traz as nomeações feitas até o dia 12 de janeiro e novas contratações deverão ser feitas no final de janeiro.

Conforme a prefeita, dos 117 nomeados, 25 são servidores efetivos do município, concursados, que passam a ocupar os postos comissionados. Outros 92 são novas contratações e incluem secretários, diretores e coordenadores.

O número de servidores comissionados nomeados por Rosana corresponde a pouco mais de um terço do total que a prefeita pode contratar. O lotacionograma da prefeitura estabelece 328 cargos em comissão dentro da estrutura administrativa – que corresponde a 10% do total do funcionalismo público municipal. A gestão anterior, do prefeito Juarez Costa (PMDB), vinha utilizando 228 desses cargos – 100 a menos que o teto.

Segundo Rosana, o número de cargos utilizados pelo prefeito anterior é “enxuto” – considerando o tamanho da máquina pública. “Nossa equipe deve ficar próxima ao que o prefeito anterior utilizava, em número de servidores”, comenta Rosana.

Estrategicamente as contratações estão sendo “adiadas”. Rosana explica que algumas atividades do município só iniciam plenamente em fevereiro – como é o caso da Educação, com o retorno das aulas, e algumas áreas da Cultura e Esporte. “Segurando essas contratações até o final de janeiro economizaremos R$ 600 mil com folha. São contratações que são necessárias para o funcionamento dos serviços, mas que nesse momento podemos adiar”, explicou Rosana.

A prefeita também está preparando um “mini” concurso público para corrigir uma falha histórica da prefeitura de Sinop. Durante todos esses anos, os cargos de procurador jurídico e contador da prefeitura sempre foram preenchidos por funcionários comissionados, indicados pelo prefeito eleito. Existem portarias que determinam que esses postos sejam ocupados por servidores concursados, que atravessem a gestão independente do prefeito em voga. Segundo Rosana, o concurso para esses dois cargos deve ser anunciado ainda no primeiro semestre de 2017.

 

Check-list na máquina

O começo da gestão Rosana deverá ser marcado por uma revisão na máquina pública. Em entrevista ao GC Notícias na última quarta-feira (11), a prefeita informou que solicitou à sua equipe que realize um check-list na estrutura administrativa. A ideia é revisar contratos com fornecedores e alugueis que atravessaram a gestão. “Não se trata de desconfiança com a gestão anterior, mas de um processo de ajuste. Tudo indica que teremos um ano difícil, com queda na arrecadação nacional. A situação exige que a gente busque renegociar contratos, começando pelos alugueis. Vamos propor redução de preços para quem aluga prédios para a prefeitura. Se for o caso, buscaremos imóveis mais baratos. É um novo momento”, ressaltou Rosana.

O check-list também irá englobar a equipe de servidores. Segundo a prefeita, o objetivo é tomar conhecimento de “quem é quem”, e quais as funções desempenhadas por cada profissional, independente se for concursado, comissionado ou mesmo contratado de forma terceirizada. “Isso será feito especialmente na saúde”, antecipa Rosana.

O primeiro relatório dessa revisão deve estar pronto no final de janeiro.