Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Expectativa X Realidade

Pesquisa Real Dados errou todas previsões na última eleição

Estimativas do instituto para governador, senador e até presidente não se confirmaram nas urnas

Política | 31 de Outubro de 2020 as 14h 35min
Fonte: GC Notícias

Um dos mais tradicionais institutos de pesquisa de Sinop, a Real Dados, errou em todas as projeções que fez para a eleição anterior – no ano de 2018. As pesquisas de intenção de voto para governador, senador e até para presidente da República não chegaram perto da realidade no dia que as urnas foram abertas. Em suma, a pesquisa Real Dados apontava um comportamento do eleitor de Sinop que não se confirmou no dia da eleição.

Começando com a pesquisa para governador, registrada com o número 07720/2018. A Real Dados afirmava que 25,4% dos eleitores de Sinop votariam em Mauro Mendes (DEM), para governador. Quando as urnas do município foram abertas, Mendes totalizou 57,16% dos votos. A mesma pesquisa apontava Wellington Fagundes com 21% e Pedro Taques com 9%. Os candidatos totalizaram 25,87% e 12,78% respectivamente.

Para o Senado, a Real Dados também errou. Conforme o instituto, o candidato com mais intenções de voto entre os sinopenses era o ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB). A Real Dados dava 24,1% dos votos. Leitão de fato fez 24,1% dos votos – mas ficou longe de ser o mais votado. No eleição passada, 33,5% dos sinopenses escolheram a senadora Selma Arruda (PSL) – que na pesquisa aparecia apenas com 4,4%. Carlos Fávaro, que pela Real Dados tinha apenas 5,3% dos votos, foi o terceiro mais votado em Sinop, com 11,3%. Adilton Sachetti, que na pesquisa tinha 2,9%, acabou com 11,09% dos votos em Sinop.

Mas o principal degrau entre a pesquisa e a realidade foi na eleição para presidente da República. Essa amostragem não foi tornada pública – já que não havia legalidade em apresentar uma pesquisa para presidente apenas com os eleitores de Sinop. No entanto, na mesmo pesquisa para governador e senador, o instituto também questionou os eleitores sobre seu voto para presidente.

O resultado colhido pela Real Dados foi que 29,6% dos eleitores de Sinop votariam em Jair Bolsonaro (PSL). Em segundo lugar estava Ciro Gomes (PDT), com 7%. Quando as urnas foram abertas, Bolsonaro totalizou 70,72% dos votos – duas vezes mais do que a pesquisa havia previsto. O segundo colocado não foi Ciro, mas Fernando Haddad (PT), com 14,6% dos votos. Ciro fez apenas 5,2% dos votos.

 

Menos preciso

As pesquisas para deputado estadual são menos precisas – uma vez que existe um número grande de candidatos na disputa. Mesmo assim, a Real Dados não conseguiu esboçar uma previsão do cenário.

Na pesquisa MT 07720/2018, para deputado estadual, os dois candidatos com mais intenções de voto eram Silvano Amaral (MDB) e Dilmar Dal’Bosco (DEM) – ambos com 6%. Quando as urnas foram abertas, o candidato a deputado estadual mais votado em Sinop foi Ícaro Severo, com 7.018 votos – 11,59% do eleitorado local. Na pesquisa Real Dados Ícaro apareceu com 3,2% dos votos.

Mas a principal falha foi não detectar o segundo deputado mais votado no município. Sérgio Ribeiro, hoje candidato a prefeito de Sinop pelo PSL, fez 5.950 votos na última eleição – cerca de 9,82%. Na pesquisa Real Dados ele sequer aparecia.