Eleições 2020
Pesquisa aponta Juarez em primeiro com 31% das intenções de voto
Ex-prefeito de Sinop tem 14% de vantagem sobre o segundo colocado
Política | 15 de Outubro de 2020 as 17h 34min
Fonte: Jamerson Miléski

Os políticos que já foram testados são os protagonistas da eleição 2020 em Sinop. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto MT Dados, divulgada hoje, quinta-feira (15). Dos 6 candidatos, os 3 mais bem colocados são aqueles que já exerceram cargos públicos.
O ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB), foi o mais bem posicionado. Conforme a MT Dados, Juarez recebeu 31% dos votos na pesquisa estimulada – aquela em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam a eleição.
Em segundo lugar está o ex-deputado federal, Roberto Dorner (PRB), com 17%. O terceiro é o ex-senador e suplente de Welligton Fagundes no Senado, Jorge Yanai (Podemos), com 10%.
Os candidatos a prefeito “estreantes” não somaram 6%. O melhor posicionado é o delegado Sérgio Ribeiro (PSL), que disputou o pleito anterior para deputado estadual. Sérgio apareceu com 3% na pesquisa. Na sequência vem o professor Roberto Arruda (PT), com 2% das intenções de votos. Marcelo Stachin (PRTB), registrou 1%.
Eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum desses candidatos somaram 15% até o dia da pesquisa. Os indecisos, que ainda não determinaram sua escolha, somaram 21%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de outubro, em 67 bairros de Sinop. Foram ouvidos 650 eleitores, em entrevistas presenciais. Os pesquisadores recolheram os dados com tablet’s monitorados por GPS. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-03073/2020. A margem de erro é de 3,83%. O intervalo de confiança é de 95%.
Pesquisa estimulada
Embora os nomes dos candidatos já estejam definidos, o Instituto MT Dados também realizou uma tomada espontânea – quando a lista de candidatos não é apresentada.
Juarez também obteve a melhor performance. O ex-prefeito foi apontado como candidato escolhido por 21% dos entrevistados. Dorner vem na sequencia com 14% e Yanai em 3º, com 7%.
Na espontânea o delegado Sérgio teve 2% das intenções de voto. Arruda e Stachin, 1% cada. A atual prefeita, Rosana Martinelli (PL), também foi lembrada: 1%.
Brancos e nulos somaram 16% - apenas 1% a mais que na estimulada. Os indecisos totalizam 37%.
Notícias dos Poderes
Senado aprova projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais
26 de Junho de 2025 as 08h00'Bolsonaro da Shopee' de MT se lança como candidato e desafia TSE e Alexandre de Moraes
A possível candidatura já havia sido adiantada pelo deputado Gilberto Cattani (PL) na semana passada
25 de Junho de 2025 as 15h55‘Chocho ou estéril’, relata juiz ao absolver Dorner
Ação que investigava caixa 2, compra de votos e uso da máquina pública em campanha foi julgada improcedente
25 de Junho de 2025 as 14h30CNJ realiza Inspeção no TJMT que tenta se livrar da mácula por venda de sentenças
Corregedor nacional de justiça, ministro Mauro Campbell é aguardado para inspeção que vai inspecionar atuação de desembargadores, juízes e serventias
23 de Junho de 2025 as 09h28Disputa na OAB envolve articulação do Paiaguás ao TJMT
20 de Junho de 2025 as 08h42Bancada de MT derruba veto de Lula e apoia medida bilionária que pode aumentar a conta de luz
20 de Junho de 2025 as 09h40Bortolin aposta em federação pra manter deputado Juarez Costa no MDB
20 de Junho de 2025 as 07h29Candidatos a presidente do PT fazem debate em Sinop
Encontro colocará em confronto os dois nomes que disputam a presidência do PT em Mato Grosso
18 de Junho de 2025 as 11h12