Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Para vereadores, empresa de ônibus está “deitada” no contrato de concessão

Legisladores criticam estrutura do transporte coletivo que ficou parada na Sinop de 2004

Política | 22 de Agosto de 2017 as 09h 03min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop aprovou nesta segunda-feira (21), em regime extra-pauta, um requerimento solicitando informações e documentos da Rosa Transportes. A empresa é a detentora da concessão pública para exploração do serviço de transporte coletivo no município. O requerimento solicita que a empresa informe o número de pontos de ônibus existentes, quantos são cobertos, quantas linhas de ônibus existiam em 2004 e quantas existem hoje, bem como o número de ônibus utilizados no transporte e quantos possuem ar condicionado e acessibilidade. Os vereadores também querem as informações contábeis, para saber qual é o faturamento mensal da Rosa Transporte e as certidões de que os devidos impostos estão em dia.

O pedido de informações veio acompanhado de uma saraivada de críticas. Segundo o vereador Leonardo Visera (PP), autor do requerimento, essa mesma solicitação já havia sido feita em fevereiro deste ano. No entanto, a empresa simplesmente ignorou o requerimento formal da Câmara. “Não houve sequer uma ligação”, pontuou.

Para Visera, a Rosa Transportes está “deitada” em um contrato de concessão firmado há 13 anos, e que tem validade de 25 anos, que já não reflete a realidade de Sinop. “Em 2004, quando esse contrato de concessão foi firmado, Sinop tinha uma expectativa de 90 mil habitantes. Hoje passam de 160 mil. É impossível admitir que as exigências colocadas em 2004 sejam as mesmas de hoje. Isso não compete mais com a realidade da cidade”, argumentou Visera.

O contrato de concessão foi firmado em 2004, tendo validade de exploração de 25 anos. Esse documento estabelece as metas de investimentos que a empresa deve fazer em troca do direito de exclusividade da exploração do serviço. À época, o contrato exigia que a empresa construísse 50 pontos de ônibus. “Isso é muito pouco”, afirma Visera.

O vereador Lindomar Guida (PMDB), também criticou o serviço. Segundo ele, o bairro Boa Esperança, um dos maiores de Sinop e que concentra a massa trabalhadora de Sinop, possui apenas um ponto de ônibus. “As pessoas, na seca, tomam sol, e na chuva tomam chuva. No [bairro]Sebastião de Matos e no Vila Mariana, não tem uma cobertura. Isso é descaso da empresa”, criticou.

Visera sugeriu que seja convocado uma reunião entre a Ager (Agência Reguladora de Sinop), a prefeitura e a empresa de transportes para abrir uma discussão sobre o contrato de concessão, estabelecendo novas metas de investimento para melhorar o serviço.