Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Polêmica

Notícia das UTI’s de Sinop divide debates na Câmara

Para alguns vereadores foi “politicagem” e para outros um alerta que impediu o fechamento das UTI’s

Política | 03 de Maio de 2016 as 12h 10min
Fonte: Jamerson Miléski

Com uma pauta relativamente curta, a sessão da Câmara de vereadores de Sinop desta segunda-feira (2), concentrou os discursos em torno das UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), do Hospital Regional. A notícia publicada pelo GC Notícias na última sexta-feira (29), reverberou no legislativo municipal, dividindo a opinião dos vereadores. Basicamente a casa de leis se partiu em duas: aqueles que consideraram a reportagem um “desserviço” e os que viram na notícia um alerta para que a classe política pudesse atuar e evitar um problema de saúde pública. Clique aqui para ver a notícia.

A inclinação de opiniões seguiu também o alinhamento político. Os vereadores que integram o grupo de sustentação ao governador do Estado, Pedro Taques (PSDB), classificaram a notícia como “irresponsável” e objeto de “politicagem”. O ataque mais visceral veio de Wollgran Araújo (DEM), crítico contínuo da intervenção do Hospital Regional, que destituiu a Fundação Comunitária de Sinop (Santo Antônio), pelo período de um ano e 4 meses. “É politicagem pura e irresponsável. Não se pode brincar com saúde nesse ponto... ...eu sempre mostro um fato concreto, um documento, não uma suposição. Como é que você faz uma fala, você escreve, sem ter uma nota de esclarecimento da população? Você cria um factoide que deixa a população desesperada”, discursou Wollgran, informando que, após a vinculação da reportagem, foi in-loco no Hospital, nessa segunda-feira, para verificar se as UTI’s estavam funcionando.

Fernando Assunção (PSDB), também criticou a notícia, porém de forma mais coerente, enfatizando que o atendimento não foi interrompido. “Não vou polemizar esse assunto porque nosso papel é trazer resolutividade. Não ficou nenhum dia sem atendimento e não vai ficar. A UTI é uma conquista da sociedade sinopense. Quando ventilou-se uma notícia, falando que ia ter o atendimento suspenso, ela não é verdadeira. A troca de equipamentos, a mudança de gestão é uma decisão administrativa, economizando mais de R$ 500 mil”, declarou Assunção.

No outro lado da polarização dos discursos estiveram os vereadores Mauro Garcia (PMDB), Fernando Brandão (PR), Roberto Trevisan (PR) e Ademir Bortolli (PR). Eles avaliaram a notícia publicada pelo GC Notícias como um alerta à classe política de um problema que estava acontecendo na cidade de Sinop. Brandão ponderou sobre os discursos de Wollgran e Assunção. O vereador ressaltou que a notícia informou sobre a suspensão do contrato com a empresa que presta o serviço de UTI no Hospital Regional e que detém parte dos equipamentos, sem cogitar a suspensão dos atendimentos. Brandão, que ainda na sexta-feira conversou com o jornalismo do GC Notícias para obter mais informações, lembrou que a reportagem buscou ouvir a Fundação Santo Antônio, que não se manifestou. “Você precisa ouvir os dois lados quando o outro lado se manifesta. Não foi o que aconteceu. Sem ter qualquer informação de quem deveria se manifestar, o jornalista noticiou o fato, que é o cancelamento do contrato com a empresa que presta o serviço de UTI no Hospital”, ponderou Brandão.

Em tom mais crítico, o presidente da Câmara Mauro Garcia agradeceu a reportagem e disse que sem ela as UTI’s de Sinop poderiam estar fechadas. Para Garcia, a notícia desencadeou uma mobilização de todos os vereadores que começaram a correr atrás de respostas e fazer cobranças. “Tem um documento da empresa que é dona das UTI’s dizendo que vai retirar os equipamentos. Será que o jornalista mentiu? Ninguém está fazendo politicagem, estamos defendendo a população. Não me venha dizer que o jogo não mudou no meio do caminho porque a população gritou, porque o jornalista falou, porque a câmara discutiu e, graças ao empenho de todos os vereadores, que correram atrás... ... quando se falou que as UTI’s poderiam ir embora de Sinop, era uma realidade e isso despertou essa casa de leis”, afirmou o presidente da Câmara.

Garcia ressaltou que falta lisura e transparência à Fundação que administra o Hospital, não pelas pessoas que integram a entidade, mas pelo diretor que está a frente da gestão do Hospital. “Ninguém confia mais na instituição, principalmente quando se coloca aquele cidadão que está a frente e que mentiu vária vezes. O senhor Wellington Randal fala uma coisa e não cumpre no outro dia... ...como é que a gente vai acreditar que vai ter uma redução no contrato de R$ 500 mil, sendo que as máquinas são de uma empresa e não vai tirar? Ninguém mais acredita. Nós temos que agradecer ao jornalista que levantou a lebre, que se não fosse isso teria fechado as UTI’s”, criticou Garcia, citando diversas falhas de gestão no Hospital Regional respondidas pela Fundação com “conversa” e “papo furado”.

O GC Notícias acompanhou a sessão. Abaixo está um vídeo com as principais falas dos vereadores sobre o assunto UTI’s de Sinop.