Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Menos de 28% aprova o trabalho da Câmara de Vereadores

Pesquisa de opinião mostra falta de prestígio do poder legislativo de Sinop

Política | 24 de Maio de 2019 as 17h 54min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Pouco mais de um quarto dos sinopenses aprova o desempenho dos atuais vereadores do município. É o que mostrou a pesquisa de opinião pública realizada pelo GC Notícias em parceira com a Ética Instituto de Pesquisa. Dos 434 cidadãos de Sinop ouvidos, apenas 27,9% consideraram como “positivo” o trabalho da Câmara de vereadores.

Para 42% dos entrevistados, o desempenho dos vereadores de Sinop é negativo. 27,6% disseram que o trabalho feito pela Câmara é “Ruim”. Outros 15,4% classificaram como “Péssimo”. Em contraponto, 26,5% dos ouvidos disseram que a atuação da Câmara é “Boa”. Apenas 1,4% consideram o poder legislativo “Ótimo”.

O resultado da avaliação mostra que uma fatia considerável da população simplesmente não se interessa pelo trabalho dos vereadores. Foram 29% dos entrevistados que não souberam ou não quiseram avaliar o desempenho dos vereadores de Sinop.

Assim que os entrevistados respondiam sua impressão sobre a Câmara de Sinop – dizendo se o trabalho é bom, ruim, péssimo ou ótimo – o pesquisador questionava o motivo da avaliação. 41,5% não souberam responder o porquê da aprovação ou mesmo da rejeição.

Também há a impressão de que os vereadores trabalham pouco. 16,2% das pessoas entrevistadas disseram, espontaneamente, que os vereadores “não fazem nada”. Apenas 11,9% disseram que os vereadores estão “trabalhando”. Frases como “não ajudam”, “não atendem a população”, “não correm atrás de nada”, também foram bastante repetidas pelos cidadãos entrevistados.

 

Os vereadores mais bem avaliados

O GC Notícias também perguntou qual é o vereador de Sinop com melhor atuação. O desinteresse da população pela Câmara voltou a ser registrado nessa pergunta: 52,3% não souberam responder quem é o vereador com melhor desempenho.

Outros 15,4% dos entrevistados responderam “Nenhum”. Ou seja, 67,7% dos eleitores ouvidos não citaram o nome de nenhum vereador.

Apenas 1 a cada 3 sinopenses citou um vereador como sendo o que mais trabalha. Os mais lembrados foram dois vereadores do PSDB – atual oposição à prefeita Rosana Martinelli (PR). Adenilson Rocha foi citado por 6,7% dos entrevistados. Ícaro Severo ficou um pouco atrás, com 6% das menções.

Ambos são vereadores jovens, nascidos em Sinop, e que estão em seu primeiro mandato.

Em 3º lugar apareceu o comunicador Tony Lennon (MDB), com 5,1%. O piloto de motocross free style, Joaninha foi o 4º vereador mais lembrado, com 2,5%.

A pesquisa GC Notícias/Ética Instituto de Pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de maio. Foram entrevistados 434 moradores de Sinop. A técnica utilizada foi “Survey”, com questionário estruturado e campo amostral baseado nos dados do IBGE, de forma que os entrevistados reproduzam uma “amostra” condizente com a população de Sinop. A margem de erro da pesquisa é de 5,5%. O intervalo de confiança é de 95%.

 

A pesquisa realizada pelo GC Notícias conta com 29 perguntas, incluindo a avaliação da gestão da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), dos vereadores, secretários municipais e deputados estaduais.

Ao longo da semana esses resultados serão divulgados em reportagens no nosso site e redes sociais com a #Pesquisa GC.