Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Cuiabá

Mendes teme efeitos da crise no Município

Política | 02 de Setembro de 2015 as 08h 25min
Fonte: GD

Com uma estimativa de que aproximadamente 70% dos municípios brasileiros comecem a atrasar o pagamento de salário de servidores públicos até o fim deste ano, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), não descarta a possibilidade de a crise econômica atingir a Capital nos próximos meses.

“Em Cuiabá estamos fazendo todo o esforço possível para manter as contas em dia. Até agora nós conseguimos , mas se essa crise continuar aprofundando, muito provavelmente nós também seremos atingidos”, avaliou.

Mendes pondera que, por enquanto, o atraso na folha de pagamento não deve atingir o Município. “Estamos com salários absolutamente em dia, com as contas de fornecedores em dia, mas a crise já bate na porta de todos. E aí, a capacidade de cada gestor de fazer ajustes e cortes é que vai determinar a profundidade e a extensão da crise em cada município”, ponderou.

Apesar de defender cortes, inclusive na própria carne, para superar as adversidades financeiras, o prefeito, que no primeiro semestre encaminhou uma série de projetos para a Câmara Municipal tratando da criação de cargos e aumento de salários, lembra que no fim do ano passado, extinguiu sete secretarias de sua estrutura administrativa e demitiu 150 servidores comissionados.

“Fizemos vários tipos de enxugamento para que hoje nós pudéssemos estar com as nossas contas equilibradas, mas a crise é muito mais séria do que muitos já perceberam, temos que fazer economia, cortar em tudo o que é possível”, disse.

O prefeito afirma temer o cenário, tendo em vista a possibilidade de perda do grau de investimento do Brasil e um aumento descontrolado do dólar, o que afetaria abruptamente a vida de todos. No entanto, tranquiliza que Cuiabá ainda não sofre com a perda de arrecadação já anunciada pelo governo federal. Ressalta, ainda, que o Município foi capaz de fazer o que poucas cidades e estados fizeram neste ano.

“Demos 100% de reposição da inflação. No mês de julho agora foram 9,4% de reposição inflacionária para os servidores que tinham database. Agora, aumento real, não temos condições de dar”, destacou.

Quanto à arrecadação, ele aponta o sucesso no Mutirão de Conciliação e acentua o esforço da equipe da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) para manter os valores estimados. Para o prefeito, o recorde no evento realizado neste ano deve-se ao reconhecimento da boa aplicação dos recursos no Município. Diante da situação, ele acredita que não serão necessários novos cortes em seu staff para manter as contas em dia até o fim do ano.