Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2020

Justiça suspende divulgação de pesquisa feita pela Real Dados

Decisão aponta ausência de dados obrigatórios por lei

Política | 10 de Novembro de 2020 as 16h 51min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

O juiz eleitoral de Peixoto de Azevedo, Evandro Rodrigues, suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral elaborada pelo Instituto Real Dados – que tem sua sede em Sinop. A decisão expedida nesta terça-feira (10), atende a um pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral. Na sentença, o magistrado determina que o site que contratou a pesquisa (Só Notícias), retire a publicação do ar no prazo de 24 horas e que a coligação “O Trabalho Continua”, também pare de utilizar a pesquisa em seus programas eleitorais.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o instituto de pesquisa não apresentou ao processo a quantidade de pessoas entrevistadas em cada bairro. Para o MPE, faltam informações de natureza técnica na pesquisa.

O juiz eleitoral citou o site de registro de pesquisas eleitorais como evidência do pleito feito pelo MPE, concedendo a liminar.

A pesquisa foi divulgada no dia 26 de outubro, sob o registro MT-08247/2020. A amostragem apontava o favoritismo de um candidato com 48,1% e o segundo colocado com 27,1%. Em Peixoto, 6 candidatos disputam a prefeitura local. A sondagem da Real Dados teria entrevistado 258 eleitores.

 

Mais pesquisas

O instituto Real Dados, contratado pelo site Só Notícias, tem mais uma pesquisa registrada para cidade de Peixoto de Azevedo. Sua divulgação estava prevista para hoje, terça-feira (10).

Além da Real Dados, a justiça eleitoral também impugnou uma segunda pesquisa realizada no município, pelo Instituto Ângulo, que tem sede no Paraná. A decisão do magistrado foi “idêntica” ao caso Real Dados. No entanto, nessa amostragem do Instituto Ângulo, o resultado era diferente, invertendo o cenário apontado pela Real Dados.