Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Caixa Dois

Justiça determina condução coercitiva de testemunhas do processo contra vereador

Nova audiência foi marcada para sexta-feira (1)

Política | 29 de Janeiro de 2019 as 14h 56min
Fonte: Jamerson Miléski

O juiz eleitoral de Sinop, Jacob Sauer, determinou a condução coercitiva das testemunhas arroladas no processo movido pelo Ministério Público contra o vereador Dilmair Callegaro (PSDB). O vereador é acusado de prática de Caixa 2 e de não comprovar os gastos em campanha dos recursos oriundos do Fundo Partidário – dinheiro público transmitido aos partidos com o propósito de subsidiar as campanhas eleitorais. Dilmair foi o vereador mais votado na eleição de 2016.

A determinação judicial foi expedida na última sexta-feira (25), data em que havia sido marcada a audiência de instrução do processo. Como as testemunhas, mesmo notificadas, não compareceram a audiência, o magistrado determinou a condução coercitiva dos mesmos, inclusive autorizando a requisição de apoio à Policia Federal em caso de resistência. O dispositivo é uma forma de garantir que a audiência de instrução ocorra na nova data marcada, sexta-feira (1), às 14h, no fórum da comarca de Sinop.

Dilmair e seu advogado estiveram presentes na audiência, assim como a promotora eleitoral, responsável pela acusação, Marise Rabaioli Sousa.

 

O processo

O processo judicial em questão é o 0000405-66.2016.6.11.0032, uma ação de investigação judicial eleitoral.

Dilmair é acusado pelo Ministério Público de fazer caixa 2 de campanha – uma prática ilegal em que o candidato tem uma conta paralela que recebe dinheiro e paga despesas de campanha sem declarar à justiça eleitoral. A acusação sustentada pelo MP lista ainda o fato do vereador ter suas contas de campanha reprovadas por não conseguir comprovar os gastos do dinheiro recebido através do Fundo Partidário – dinheiro público repassado aos partidos para financiar a campanha. Dilmair não informou sobre despesas que ocorreram na sua primeira prestação de contas e elas apareceram depois, no fechamento. Segundo o relatório do MP em Sinop, o vereador tucano omitiu gastos com a contratação de cabos eleitorais, material gráfico e combustível, o que configura prática de caixa 2.

O processo foi julgado improcedente em primeira instância pelo juiz Mirko Gianotte, no dia 2 de março de 2017. “Analisando os documentos carreados aos autos verifica-se que não existe quaisquer indícios de supostos atos ilícitos eleitorais ou de abuso do poder político ou econômico. O abuso de poder econômico ocorre quando determinada candidatura é impulsionada pelos meios econômicos de forma a comprometer a igualdade da disputa eleitoral e a própria legitimidade do pleito”, sustentou Mirko. “Para a procedência da ação que verse sobre abuso de poder, deve haver prova inequívoca da participação ou, pelo menos, da ciência do candidato beneficiário da conduta tida como abusiva”, completou o juiz.

O MP recorreu da decisão junto ao TRE-MT. A ação passou um ano na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), aguardando o parecer ministerial. A posição da Procuradoria sobre o processo foi devolvida no dia 18 de maio de 2018.

O processo foi julgado em segunda instância no dia 1º de agosto de 2018. Por unanimidade o pleno do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), acolheu o recurso contra o vereador de Sinop. A decisão anulou a sentença de primeira instância, proferida pelo juiz Mirko Giannotte.

A decisão do TRE-MT reabriu o processo, determinando seu retorno para primeira instância. A audiência da próxima sexta-feira (1), é o próximo rito do judiciário nessa ação. Seu objetivo é tentar conciliar as partes, produzir prova oral, debater e decidir a causa.

 

O que diz o vereador

No ano passado, em nota enviada pela assessoria, Dilmair respondeu ao GC Notícias que está tranquilo por ter feito uma campanha de forma limpa e dentro do que diz a lei, sendo o vereador mais votado de Sinop com 1826 votos. “Sobre a denúncia, foi feita de forma anônima e com o único cunho de denegrir a nossa imagem, uma vez que os papéis apresentados não tinham nada que nos ligava apenas suposições infundadas, tanto que neste processo foi julgado improcedente já em primeira instância e não temos dúvida da mesma decisão no TJE, uma vez que somos inocentes”, diz a nota.