Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2020

Juarez confirma desejo de ser candidato a prefeito

Projeto de candidatura já conta com o endosso de lideranças do DEM, PP, PSD e Solidariedade

Política | 01 de Outubro de 2019 as 16h 32min
Fonte: Jamerson Miléski

Juarez Costa (MDB), está disposto a abrir mão do seu mandato de deputado federal para retornar a função de prefeito de Sinop. A decisão, que até a semana passada soava como um rumor nos bastidores da política foi confirmada por Juarez em entrevista exclusiva concedida ao GC Notícias na manhã desta segunda-feira (30). “Pretendo ser candidato”, afirmou.

O ex-prefeito lembrou que só disputou o pleito para deputado federal porque houve um clamor local para que Sinop tivesse uma candidatura viável. Durante a entrevista, Juarez deixou claro que o ofício em Brasília não é algo que o satisfaça como político. “A gente desperdiça muita energia. É muito processo, muita conversa, articulação e convencimento para muitas vezes fazer um negócio simples andar”, reclamou. “É diferente de pegar uma gestão e viver isso todos os dias. Fazer as coisa acontecer”, completou.

Juarez disse na entrevista que ainda não fez tudo que gostaria de fazer em Sinop – ele foi prefeito por 8 anos consecutivos. Entre suas aspirações estão a conclusão de obras de infraestrutura, estender a pavimentação para as estradas vicinais, fechar valetões e melhorar os aparelhos urbanos – citando de forma específica a revitalização da área central de Sinop. Em suma, é o mesmo espírito de “gestor pedreiro” que Juarez demonstrou ao longo dos seus dois mandatos, focando sua administração para execução de obras. “Sinop pode muito mais. Tem condições de deixar a cidade a mais linda do país”, declarou.

Para Juarez, o próximo prefeito precisa levantar a frota própria e retomar a capacidade de tocar obras. “Fiz questão de fazer um desfile do maquinário no meu último dia de prefeito para mostrar como tudo estava”, pontuou. Erguer a frota, justifica Juarez, é uma forma da prefeitura manter os serviços públicos, gastando pouco. “Precisamos fazer sobrar recursos para fazer um investimento pesado na saúde e chamar o Estado para abrir o Pronto Socorro do Hospital Regional”, afirmou.

Sobre o fantasma dos precatórios que devem complicar a vida do próximo prefeito de Sinop – só no ano que vem são mais de R$ 60 milhões que deverão sair do caixa da prefeitura – Juarez disse que faltou “jogo político”. Para ele, a prefeita Rosana Martinelli não teve habilidade política para tratar do assunto junto ao sindicato e aos servidores. “Tinha que ter feito um planejamento, junto com os servidores, para pagar essa conta. Agora fala de fazer um empréstimo para pagar. Vai fazer uma conta para pagar outra?”, criticou Juarez.

Sua pretensão de se candidatar também tem correlação com o desempenho de Rosana – a quem Juarez indicou para ser sua sucessora. Na avaliação do ex-prefeito, Rosana não soube respeitar e ouvir o seu grupo e não teve habilidade de fazer os projetos de Sinop andarem em Brasília e em Cuiabá. Quando o GC Notícias indagou o deputado se a sua gestão não foi melhor porque o momento econômico do país era melhor, ele respondeu: “O momento é igual. Eu estou conseguindo recursos de tudo que é lado... Para colocar as minhas emendas aqui [em Sinop], é um sufoco”.

Juarez também criticou a mais recente (e polêmica), ação da prefeita Rosana Martinelli: os radares de trânsito. Para o deputado, a medida é abusiva, não vai dar o resultado esperado e acabará extorquindo o contribuinte. “Durante os 8 anos que fui prefeito tentaram colocar esses equipamentos em Sinop. Eu não deixei. Não era correto. Agora, eu ou o próximo prefeito que entrar tem que pegar a frota da prefeitura e fazer uma lombada antes de cada pardal. Ai o cidadão freia, passa no radar em baixa velocidade e a empresa vai se ver obrigada a romper o contrato”, provocou Juarez.

 

Reeditando parcerias

A possível candidatura de Juarez para prefeito de Sinop nasce com o endosso de lideranças de outros partidos. No sábado (28), durante o Mérito Lojista, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), disse que apoiaria a candidatura de Juarez. “Temos que fazer um projeto político forte, em torno do nome de Juarez”, declarou.

Juarez também goza do apoio de algumas lideranças do PP, Solidariedade e PSD, além de ser quase uma unanimidade no MDB. O vice-governador, Otaviano Pivetta e o próprio governador, Mauro Mendes, já externaram a simpatia pela candidatura de Juarez. O mesmo vale para o candidato a senador e ex-vice-governador, Carlos Favaro (PSD).

 

Mancha na biografia

Juarez deixou o cargo de prefeito de Sinop com mais de 70% de aprovação. As pesquisas de consumo, feitas pelos partidos para medir o cenário local, tem apontado sua franca liderança, mesmo antes dele se posicionar como possível candidato. Juarez foi um prefeito que executou muitas obras, concedeu o plano de cargos e carreiras para os servidores, além de fazer um amplo projeto de urbanização da cidade.

A mácula na sua biografia de prefeito de Sinop, no entanto, é a Águas de Sinop. Foi Juarez na condição de prefeito que abriu o processo de extinção do SAAES (Serviço Autônomo de Águas e Esgoto), e concedeu para a iniciativa privada os serviços de saneamento básico. Foi Juarez que abriu a porta para a Águas de Sinop – empresa cujos serviços são amplamente criticados pela população em geral.

O GC Notícias indagou se Juarez se arrepende de ter feito a concessão pública. “Em nenhum momento”, respondeu.

O ex-prefeito acredita que tomou a decisão correta ao transmitir os serviços para a iniciativa privada. “Não é coisa para o município tocar. O poder público não tem experiência nem velocidade para lidar com esses serviços. O que nós fizemos lá atrás agora o governo federal está fazendo também. Nós só fizemos a concessão pública. O governo federal está vendendo”, comparou.

Sobre o volume de críticas da população à Águas de Sinop e o fato da empresa não honrar o que foi previsto no contrato, Juarez disse que se o serviço está ruim é porque falta gestão da prefeitura. “Remédio para concessão pública que não funciona é Agência de Regulação. Se os fiscais trabalham bem, os problemas são corrigidos. Se não forem, rompa o contrato e chame uma nova empresa”, provocou Juarez.

O deputado disse que embora a concessão do saneamento básico tenha virado mote de campanha na última eleição municipal, a gestão privada é ainda a melhor forma de executar esse serviço.