Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Jorge Yanai é o preferido para ser prefeito de Sinop

Enquete ‘vira’ e PMDB termina em primeiro na preferência dos internautas

Política | 31 de Julho de 2015 as 18h 26min
Fonte: Jamerson Miléski

Médico, suplente de senador, ex-senador, ex-deputado, presidente do PMDB e militante na política de Sinop desde 1979. O currículo de Jorge Yanai acabou pesando na reta final da enquete realizada pelo GC Notícias. Ele foi o mais votado pelos internautas do site para prefeito de Sinop.

Na última sexta-feira (24), uma semana antes de encerrar a votação, o GC Notícia fez a primeira parcial da enquete. Na amostragem, o vereador Fernando Assunção (PSDB), liderava a pesquisa, com 26,5% dos votos. Yanai era o segundo com 19%. A notícia repercutiu positivamente para Assunção, que aumentou o número de votos, mas o impacto foi maior nos simpatizantes do PMDB.

A enquete foi encerrada as 17h de hoje, sexta-feira (31), conforme anunciado. Yanai recebeu 26,23% dos votos. Assunção ficou em segundo com 24,11%. O vereador Dalton Martini (PP) foi o terceiro com 13%, seguido da vice-prefeita Rosana Martinelli (PSB), com 12,55% e o apresentador de TV Gilson de Oliveira (PSB) com 12,24%. Os nomes que mais figuram como candidatos nos bastidores da política local foram os últimos colocados da enquete. O ex-deputado candidato a prefeito derrotado no último pleito, Dilceu Dal’Bosco (DEM), teve 8,08% dos votos. Já o empresário Roberto Dorner (PSD) ficou com 3.77%.

A enquete foi iniciada no dia 26 de junho e registrou 4.827 votos. Nesse mesmo período o site registrou 149 mil acessos. Ou seja, a minoria dos usuários do GC Notícias decidiram opinar. Essa foi a primeira enquete realizada pelo site. Na segunda-feira (3) uma nova será lançada.

O preferido dos internautas comemorou o resultado. “Fico envaidecido por ser bem lembrado e recomendado pela população. Mas não serei candidato”, revelou Yanai. Seus planos são permanecer como suplente do senador Wellington Fagundes (PR), posto para o qual foi eleito em 2014. Mesmo que não chegue a assumir a cadeira no Senado, Yanai considera mais útil para Sinop e para o Estado sua atuação no cargo. “A cada 30 dias vou a Brasília levar os pleitos das cidades da região. Estamos trabalhando [ele e Wellington] de forma coletiva, para cobrir todas as demandas do Estado”, justificou Yanai.

Mas como presidente do PMDB em Sinop, Yanai acredita que sua aprovação na enquete reflita a vontade da população de ter o próximo prefeito vindo dos quadros do partido. “Mesmo guardando as proporções de épocas diferentes, ninguém fez tanto por Sinop como Juarez Costa [atual prefeito]. Ele teve talento para conduzir a administração e sorte de pegar um momento extraordinário da cidade. Gostem ou não, ele será um forte cabo eleitoral e com isso o PMDB fica em uma posição privilegiada para lançar um candidato a prefeito”, ressalta Yanai.

Segundo o suplente de senador, novas lideranças estão migrando para o PMDB. A novidade mais recente é o piloto de motocross free style e ídolo local, Gilmar Flores, o Joaninha. Rosana e Gilson, que integram os nomes da enquete, também estão em conversação com a sigla. “O processo de renovação da política é importante. Não podemos ter sempre as mesmas figuras”, ressaltou Yanai.

Ao longo da história de Sinop PMDB fez dois prefeitos e ocupou 4 mandatos. Primeiro com Adenir Barbosa, por duas vezes nos anos 90 e depois com Juarez Costa, que encerra em 2016 seu segundo mandato.

 

Para ver a notícia da primeira parcial, clique aqui.