Sinop
Entidades pedem duas secretarias na próxima gestão
Unesin entregou carta aberta aos candidatos a prefeito de Sinop
Política | 20 de Agosto de 2024 as 14h 23min
Fonte: Jamerson Miléski

Antes mesmo de serem eleitos, os candidatos à prefeito de Sinop já tem uma lista com 83 tópicos, indicando o que devem fazer e do que precisam correr atrás em suas gestões. O pacote de demandas para o futuro administrador municipal foi elaborado pela Unesin (União das Entidades de Sinop), que agrupa 29 representações da sociedade civil organizada atuantes no município.
Nesta segunda-feira (19), a Unesin entregou sua Carta Aberta para o prefeito e candidato à reeleição Roberto Dorner (PL) e seu candidato a vice, Paulinho Abreu (PL), bem como para a candidata a prefeita Mirtes Grotta (NOVO) e seu vice, Adenilson Rocha (PSDB). Com o documento, as entidades clamam para que o próximo gestor de Sinop, seja quem for que vença, honre com os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência – como define nossa Constituição Federal.
A Unesin explica que a carta foi elaborada tendo como base 7 pilares: Gestão Eficiente, Saúde Pública Transparente, Educação e Proteção Integral às Crianças, Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano, Segurança Pública e Diálogo com a Sociedade Civil. A partir desses 7 eixos desdobrasse 83 tópicos, alguns recomendatórios outros em tom de cobrança ao próximo chefe do executivo municipal.
A lista é ampla e de forma geral, compõe uma cartilha dos temas que um prefeito de Sinop deve observar. A carta antecipa a preocupação com obras que estão em andamento, como o Centro de Especialidades Médicas e o Hospital Municipal, descrevendo que tipos de serviços essas estruturas devem oferecer quando prontas. O documento também pede a permanência ou a retomada de programas já implantados na cidade. Há uma preocupação destacada da manutenção da ordem urbana, da atividade econômica e da aplicação de políticas públicas de amparo social, especialmente para os mais jovens.
Mas também há a demarcação do espaço político que a Unesin pretende ocupar. A carta pede para que as entidades indiquem os titulares a frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – estruturas da municipalidade que a classe empresarial tem mais contato e dependência. Na atual gestão de Roberto Dorner, a Unesin indicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, seu ex-presidente Klayton Gonçalves.
A Unesin também pede a criação de outras duas secretarias, de Agricultura e de Turismo, justificando que os setores carecem de mais atenção. Reestabelecer a Secretaria de Cultura, que Sinop já teve e que agora poderia estar alinhada ao Ministério da Cultura, não foi algo ventilado no documento.
De intervenção direta nas estruturas de Governo, a união das entidades solicitou ainda a criação de um Gabinete de Gestão dedicado a fiscalizar, permanentemente, o comércio irregular. Em contraponto, pede a classificação como atividades de “baixo risco”, para escritórios de advocacia e contabilidade, afim de gerar a dispensa de atos públicos para o funcionamento.
O documento também cumpre um papel de antecipação ao citar a necessidade da revisão do contrato de concessão do transporte coletivo, que expira em 2025. Outro ponto alto é a cobrança para a implantação de um sistema de coleta seletivo de lixo, bem com a implantação da “Zeladoria” municipal, uma estrutura com a finalidade de dar manutenção às repartições públicas.
Surgida em 2014, durante a implantação do novo Código Tributário Municipal, a Unesin foi formalizada em 2019, sendo um comitê permanente de discussões dos assuntos relativos à cidade de Sinop a partir da representação de 29 entidades de classe da sociedade civil organizada.
Notícias dos Poderes
Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
Proposta precisa agora ser votada no Senado
02 de Outubro de 2025 as 09h15Lula proíbe beneficiários do Bolsa Família de apostar em bets
02 de Outubro de 2025 as 09h29Lula autoriza fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar CNH
Ministério dos Transportes abre consulta pública para modernizar formação de condutores e reduzir custos
02 de Outubro de 2025 as 08h25José Lacerda toma posse no Senado, recebe boas vindas de Lula e reforça base do governo
01 de Outubro de 2025 as 16h33TJ envia à AL proposta de reajuste de 6,8% para 3.500 servidores
Correção teve debate demorado no tribunal; deputados apreciarão antes vetos do governador
01 de Outubro de 2025 as 14h44ALMT analisa lei que multa de até R$ 5 milhões quem falsifica bebidas alcóolicas em MT
Em resposta a mortes por metanol no país, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu um projeto de lei que cria regras rígidas para combater a adulteração de bebidas e proteger a saúde pública
01 de Outubro de 2025 as 14h40MT não terá novas vagas para deputados federais e estaduais
01 de Outubro de 2025 as 10h59STF tem maioria para manter número de deputados nas eleições de 2026
Ministro Fux manteve o mesmo número de deputados das eleições de 2022
01 de Outubro de 2025 as 09h23