Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Herança de Taques

Em Brasília, governador pede dinheiro e diz que Mato Grosso está quebrado

Mauro Mendes pediu a liberação do FEX e disse que vai decretar estado de calamidade financeira

Política | 16 de Janeiro de 2019 as 16h 37min
Fonte: Redação com Assessoria

Durante uma audiência no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16), em Brasília, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), demonstrou a gravidade financeira pela qual o Estado se encontra.

Entre os fatos apresentados ao ministro de Governo, general Souza Cruz, está o atraso no pagamento de fornecedores e servidores públicos com restos a pagar na ordem de R$ 3,9 bilhões. “Mostramos o problema que o Estado está passando e que é extremamente importante essa liberação [do FEX] para que o Estado consiga honrar e cumprir com obrigações básicas junto aos seus fornecedores, para não prejudicar e não comprometer de maneira irreversível o fornecimento de produtos e serviços essenciais à população”, afirmou Mauro Mendes.

Em decorrência dessa situação, o governador também informou sobre a questão do governo decretar o estado de calamidade nas finanças públicas estaduais. “Ele compreendeu isso e disse que vai dar um tratamento de urgência e celeridade nesses assuntos”, destacou o governador, que avaliou a reunião como “produtiva”.

Outro assunto apresentado ao ministro foi à importância do término da obra da BR 163 para o escoamento da safra, por meio do Porto de Miritituba, no Estado do Pará. Também foi abordada outra obra importante para o Estado que é a conclusão do asfalto da BR 158, no trecho de reserva indígena.

Não conta de R$ 3,9 bilhões em restos a pagar estão serviços médicos e hospitalares, locação de viaturas e fornecimento de alimentação aos reeducandos.

O Estado, por falta de recurso financeiro parcelou o pagamento dos servidores públicos, do salário de dezembro, com quitação prevista para o dia 31 de janeiro, além de não conseguir adquirir novos produtos e serviços, como a compra de medicamentos.